O que Fazer em Visconde de Mauá

Onde ir e o que fazer em Visconde de Mauá

Visconde de Mauá: O que fazer ?

Saiba o que fazer em Visconde de Mauá durante o dia e noite e comece sua viagem a este destino de montanha localizado no alto da Serra da Mantiqueira na divisa dos estados do Rio de Janeiro com Minas Gerais.

Dicas de Passeios e Roteiros

Primeiramente, vamos começar dicas dos principais passeios para você saber o que fazer durante o dia em Visconde de Mauá .

Se você está em busca de algo mais relaxante, uma opção é aproveitar os spas e centros de massagens na região. Há diversos estabelecimentos que oferecem serviços de qualidade e podem ser uma boa pedida após um dia de caminhada.

Posteriormente , vamos no aprofundar no tópico em o que fazer a noite . Para quem gosta de curtir a noite, Visconde de Mauá também tem opções de bares e restaurantes com música ao vivo e ambiente aconchegante. É uma ótima maneira de encerrar o dia com estilo.

Principais Cachoeiras em Visconde de Mauá

Ponte de madeira rústica sobre rio na Toca da Raposa
Cachoeira Toca da Raposa

Fica no vale da Santa Clara,, tem um local particular para estacionar e de lá caminhe numa trilha de fácil acesso entre rios e pontes.

Homem dando um mergulho no rio
Cachoeira do Escorrega

É a cachoeira mais procurada pelos aventureiros, turistas e visitantes. Tanto que, este atrativo turístico é considerada por muitos como o cartão postal da região

Cachoeira entre a mata em Visconde de Maua
A Cachoeira da Santa Clara

A Cachoeira da Santa Clara é um dos principais atrativos turísticos em Visconde de Mauá e fica dentro do estado de Minas Gerais.

Homem tirando foto do Poção da Maromba em Visconde de Mauá
Poção dos 7 m da Maromba

O Poção da Maromba é uma das cachoeiras mais bonitas para se ver e visitar na região de Visconde de Mauá por ter uma bela

Cachoeira descendo em paredão alto no vale da Santa Clara em visconde de Maua.
O que fazer em Visconde de Mauá em dois dias ?

Se o tempo estiver bom, reserve o primeiro dia para conhecer as principais cachoeiras de Visconde de Mauá com fácil acesso : Poção da Maromba e a Cachoeira do Escorrega. Diga-se por passagem ambas estão localizadas no alto da vila da Maromba.

No segundo dia explore o vale da Santa Clara e caminhe em meio as trilhas verdejantes do vale até a Cachoeira Toca da Raposa e a Cachoeira da Santa Clara.

Sem dúvidas , são as cachoeiras mais procuradas da região , além de terem fenomenal beleza, estas cachoeiras têm fácil acesso por carro , ou à pé.

Inclusive, em ambos roteiros tem restaurantes para você recarregar suas energias em um dos trutários no vale da Santa Clara, ou em um dos restaurantes que estão no entorno da cachoeira do Escorrega.

O que fazer em Visconde de Mauá em 3 dias ?

O programa ideal para se fazer em 3 dias em Visconde de Mauá é visitar o Poção da Maromba e o Escorrega no primeiro dia. Já no segundo dia, explore as balezas naturais do vale da Santa Clara com muitas trilhas, cachoeiras e trutarios.

Por fim no terceiro dia, aventure-se no Parque Corredeiras , ou na Fazenda Alcantilado , ambos no vale do Alcantilado com atividades focadas no ecoturismo.

Casal na vila de Maringa passeando na rua dos restaurantes de Visconde de Maua
O que fazer em Visconde de Mauá com chuva ?

Como os principais atrativos turísticos e roteiros para se fazer em Visconde de Mauá são as cachoeiras. Se estiver chovendo, estes passeios ficam comprometidos e até inviáveis.

Neste caso, explore o turismo gastronômico conhecendo as 3 vilas da região com muitas opções de entretenimento em meio a bares, lojas de artesanato, bistrôs e restaurantes..

Por fim , se o tempo só estiver nublado, outra opção de passeio é fazer uma cavalgada.

Vilas de Mauá, Maringá e Maromba

Descubra o que as vilas de Mauá, Maringá e Maromba têm de melhor para ver e visitar em dua

o que fazer nas vilas de Maringá, Mauá e Maromba

A saber, Visconde de Mauá não é um município autônomo, mas sim um distrito remoto na Serra da Mantiqueira com partes de suas terras RJ e MG, saiba como chegar na região e comece sua aventura.

Isto acontece, pois as 3 vilas que compõe a região são cortadas pelo Rio Preto - divisa natural do Rio de Janeiro com Minas Gerais.

Igreja da praça da Maromba

Vila da Maromba, RJ

A Vila da Maromba é a vila das cachoeiras em Visconde de Mauá. Visto que nela estão as cachoeiras mais bonitas e visitadas na região

Caminho para o vale da Santa Clara

Vale da Santa Clara em MG

Conheça o Parque Nacional de Itatiaia o segundo maior Parque Florestal do Brasil . É tão grande que começa na cidade de Itatiaia e sobe

Pessoas passeando a noite na principal rua comercial da vila de Maringá

Maringá RJ – MG

A vila de Maringá é a referência noturna da região de Visconde de Mauá,, pois concentra as maioria dos bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Cavalos pastando em frente a igreja de Visconde de Maua

A Vila Pioneira

A Vila de Visconde de Mauá é primeira vila a se chegar na região e quem deu nome e fama as outras vilas da região

Imagens e fotos das vilas de Visconde de Mauá

A fim de explorar e descobrir mais sobre os principais atrativos turísticos em Visconde de Mauá , então confira mais na galeria de imagens.

Aventuras e ecoturismo

Encontre os passeios e roteiros com pitadas de aventuras em Visconde de Mauá

Turistas em torno da Cachoeira do Escorrega

Trilhas e Passeios Para se Fazer

Seguramente, para quem gosta de trilhas e caminhadas, a região de Visconde de Mauá é um destino certo.

Além das cachoeiras, há outros pontos turísticos na região, como o Pico das Agulhas Negras, que oferece uma vista incrível do topo. É preciso um pouco mais de disposição física para chegar lá, mas o resultado vale a pena.

Para saber sobres estes destinos de cachoeiras, seguem os detalhes da cada passeio para você se refrescar com a natureza. Aliás, são tantas as opções de trilhas e cachoeiras, que você encontrará a melhor opção de acordo com sua aptidão física.

Visconde de Mauá também é famosa por seus restaurantes. São diversas opções de culinária local e internacional para experimentar. Vale a pena dar uma conferida nas opções ! Inclusive, para quem gosta de aventuras, também tem parques de ecoturismo para fazer atividades mais radicais.

Outro passeio interessante é o passeio de quadriciclo. Há empresas na região que oferecem pacotes para conhecer a área em um veículo divertido e emocionante. Assim como conhecer a região à cavalo.

Parque Nacional de Itatiaia

Primeiramente, o Parque Nacional de Itatiaia (PNI) está localizado no sul do estado do Rio de Janeiro e é o segundo maior parque florestal do Brasil.

Devido a sua grande extensão, o PNI tem diferentes acessos e entradas para entrar.

Sendo a entrada principal fica perto do município de Itatiaia, RJ  – a 2 km da Rodovia Dutra e a 5 km do município de Resende.

Aliás, este portão principal em Itatiaia fica de 30 a 35 Km da região de Visconde de Mauá.

Onde fica o Parque Nacional de Itatiaia

Porém, o PNI é tão grande que começa no vale do Ribeira na cidade de Itatiaia e sobe a Serra da Mantiqueira abraçando as 3 vilas : Mauá, Maringá e Maromba.

Por isso que na região de Visconde de Mauá , você verá placas sinalizando alguns lugares como sendo parte do Parque Nacional de Itatiaia.

Aliás, o parque é tão grande que para chegar no pico, o melhor caminho é de carro via Cachoeira Paulista no estado de São Paulo.

O Pico das Agulhas Negras

O Pico das Agulhas Negras – com 2878 m de altitude – também fica na Serra da Mantiqueira perto de Visconde de Mauá, mas é um passeio alternativo .

Pois a forma mais tradicional para chegar ao Pico das Agulhas Negras é através de carro via Cachoeira Paulista.

Contudo, há como ir caminhando através de uma trilha alternativa que começa na vila da Maromba perto da cachoeira do Escorrega,

Caminho Principal para o Pico das Agulhas Negras

Uma vez na Rodovia Dutra, pegue a saída para a cidade de Cachoeira Paulista perto divisa de estados RJ com SP . 

Sem dúvidas é melhor forma de chegar no Pico da Agulhas Negras de carro . 

Caso queira se aventurar fazendo a trilha que parte da Vila da Maromba, vale alertar que requer ótimo preparo físico, guia e autorização do IBAMA.

Pedra Selada

A saber, o Parque Florestal da Pedra Selada está localizado na parte mais alta da Serra da Mantiqueira na divisa com a Vila de Visconde de Mauá RJ.

Como chegar na Pedra Selada

Sendo que, o principal passeio para se fazer no Parque Florestal da Pedra Selada é subir na caminhada a Pedra Selada através de uma trilha .

Diga-se por passagem é uma trilha fechada e íngreme, mas que vale a pena, pois a vista panorâmica da Serra da Mantiqueira é de tirar o fôlego .

Contudo, é um passeio com trilhas íngremes com alto grau de dificuldade, logo exige bom preparo físico, além de guia local para não se perder na trilha.

O Alto da Vila da Maromba

Felizmente, este pedaço do paraíso fica na região de Visconde de Mauá RJ , e tal como o próprio nome sugere, fica na parte mais alta da Vila da Maromba.

Já que a estrada vai subindo a montanha conforme vai passando pelas 3 vilas principais: Maua, Maringá e Maromba, respectivamente na ordem de chegada.

Devido ao fato de ser a vila mais alta da região, é a primeira a receber as águas limpas e cristalinas que descem do Parque Nacional.

Ou seja, é onde você vai encontrar as cachoeiras mais limpas e cristalinas da região dentro do principal circuito das águas em Visconde de Mauá.

Como chegar no alto da Vila da Maromba

Primeiramente, basta manter-se na preferencial na única estrada que liga as 3 vilas, pois a estrada passa por ela e termina 3 Km acima no Escorrega.

Uma vez que atravessar a Praça da Maromba, verá as sinalizações para chegar nas Cachoeira Véu da Noiva, Poção da Maromba e Cachoeira do Escorrega

Além destas três cachoeiras imperdíveis, acima da Cachoeira do Escorrega, você está em território que pertence a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia.

Diga-se por passagem, fica dica, pois estas duas cachoeiras em Visconde de Mauá é possível fazer em um só dia, já que estão próximas.

Fazenda Alcantilado

Em suma, essa é uma fazenda privada incrível que oferece diversas opções de cachoeiras e piscinas naturais em um só lugar. Sendo uma área privativa, é cobrada uma entrada, que inclui o estacionamento e orientações gerais para explorar esse paraíso encantador. 

Além disso, é possível ter contato direto com a natureza, por meio de trilhas ecológicas e observação de animais silvestres.

Porém, o passeio não é apenas uma cachoeira. Pelo contrário, trata-se de uma jornada única e memorável, que sobe a montanha e oferece muitas outras surpresas pelo caminho, como as maravilhosas piscinas naturais. 

Por isso, é essencial estar preparado fisicamente para aproveitar ao máximo essa aventura e não perder nenhum detalhe desse cenário inspirador. 

Logo, se você busca uma experiência única e enriquecedora, essa fazenda privada é a escolha perfeita. Além de ser um lugar incrível para relaxar e se conectar com a natureza, ela também é uma ótima opção para quem busca aventura e diversão ao ar livre.

Como Chegar no Alcantilado

Assim que pegar o acesso para o vale do Alcantilado, verá placas sinalizando na entrada da Pedra da Gávea . Depois, siga por 7 km até ver a sua esquerda uma saída para a Fazenda do Alcantilado e começar sua aventura .

Aventuras no Parque Corredeiras

Além das cachoeiras públicas e gratuitas para ver e visitar em Visconde de Mauá colocadas no guia. Também é possível incrementar sua viagem nos parques privados do vale do Alcantilado – MG.

Com certeza, entre as opções, o Parque Corredeiras é um dos melhores passeios para quem busca dar emoção e aventura a sua viagem com muitas atividades radicais para se fazer.

O Parque Corredeiras também é ideal para os que querem relaxar em meio à natureza, com diversas áreas verdes e sombras para um delicioso piquenique em família. Tais como tirolesa, escaladas, cavalgadas, boia cross, MTB e rapel.

Além disso , no mesmo espaço tem o Museu Duas Rodas , o maior do Brasil no setor bicicletas e motos. 

Museu Duas Rodas

Aliás, no mesmo lugar, também encontra-se outra atração turística, que é o Museu Duas Rodas , uma exposição com mais de 120 motocicletas e bicicletas . 

O que fazer durante a noite

Se a vila da Maromba é o palco da vida diurna por ter muitas cachoeiras, a Vila de Maringá e a vila de Mauá são os palcos da vida noturna. Uma vez que as duas vilas concentram o maior número de bares, restaurantes e lojas de artesanato para você jantar e passear a noite. Destaque para a Vila de Maringá, onde concentram os melhores restaurantes de Visconde de Mauá. 

Pessoas passeando na rua em Visconde de Maua durante a noite

Turismo Gastronômico

Há muitas opções de bares e restaurantes em Visconde de Mauá para você comer na região , assim como se aprofundar no turismo gastronômico local .

Certamente, entre as melhores opções de o que fazer a noite em Visconde de Mauá, é comer bem nas inúmeras opções de bares, restaurantes e empórios nas 3 vilas da região: Mauá-RJ, Maringá e Maromba. 

Dicas de Restaurantes

Mesa com frutas para foundue
Restaurante Costa Brava, Maringá MG

Considerado por muitos como o ” O Rei do Fondue ” as fondues foram elaboradas com o que há de melhor para satisfazer o paladar de seus ilustres visitantes.

Bar e restaurante do Escorrega em Visconde de Mauá
Escorrega Bar e Restaurante

Bar e restaurante do Escorrega em Visconde de Mauá. Além de apreciar a cachoeira do Escorrega, cartão postal de Visconde de Mauá. Aos fins de semana , alta temporada e

Prato com bolinhos e pinhá
Restaurante Mauro Júnior

O Restaurante Mauro Júnior oferece tratamento personalizado para cada cliente, criando uma fidelidade com o visitante. Num ambiente aconchegante, o chef oferece aos visitantes da região o menu Confiance,, um

Interior do restaurante
Restaurante Casa Di Pedra

Expressos tirados com maestria, exóticos chás importados, drinques à base de café, pães integrais cheios de personalidade, saladas com folhas produzidas em horta própria e doces irresistíveis –

Vila de Maringa em Visconde de Maua
Bistrô Maringá

O Café Maringá tornou-se um lugar charmoso, com boa comida, bom atendimento e boa música. O Café é um point, para um lanche de fim da tarde, um almoço gostoso

Bebidas artesanais feitos no alambique
Restaurante Gosto com Gosto

Restaurante estrelado e consagrado no circuito gastronômico nacional conduzido pela proprietária e Chef de cozinha Mônica Rangel .

Pratos Típicos

Provavelmente, os destaques gastronômicos são os pratos típicos a base de truta e pinhão cultivados na região , além dos tradicionais fondues para esquentar suas noites em Visconde de Mauá. 

Porém, não faltam opções de menu, visto que são muitos os bistrôs, bares, cantinas, restaurantes românticos e os especializados em fondues nas 3 vilas .

Particularmente falando, a truta provém dos trutarios locais, já que as águas da Serra da Mantiqueira oferecem em um ambiente favorável para o cultivo destas espécies . 

Para acompanhar a truta. Outra iguaria gastronômica típica em Visconde de Mauá é o pinhão. No qual só encontramos durante o outono e inverno, quando as araucárias esparramam a região de pinhão. 

Não é a toa, que a festa mais tradicional da região de Visconde de Mauá – a Festa do Pinhão – é realizada em meio , começo do outono. 

Por fim, há muitos restaurantes na região e você acaba encontrando quase de tudo. 

Entre as variedades, há muitos restaurantes especializados em fondues, massas, carnes e logicamente muita comida mineira. 

Visto que a região de Visconde de Mauá é cortada pelo Rio Preto – divisa natural dos estados do Rio de Janeiro com Minas Gerais.

Lojas de Artesanatos

Além dos bons restaurantes encontrados nas vilas, você também pode levar sua lembrancinhas da região comprando produtos caseiros nos empórios da região. 

Assim como também comprar roupas, tapetes e muito material de decoração nas lojas de artesanato.

Sendo que os produtos mais procurados são : geleias caseiras, bolos, pães artesanais, queijos, pinhão e trutas defumadas.

O que fazer em vídeos

atrativos turísticos em Vídeos

Confira o que fazer em vídeos em Visconde de Mauá para dar mais riqueza, cores e firmeza as suas informações.

Visconde de Mauá no You Tube

Mídias Sociais de Visconde de Mauá

A propósito, também temos muitas imagens da região de Visconde de Maua em nossas mídias sociais do Facebook e Instagram. 

São mais de 400 mil seguidores distribuídos nas plataformas 3 principais plataformas, junte-se tribo !

Sem dúvidas, são ótimas referências , pois além de mais imagens, você encontrará muitas resenhas, comentários e avaliações de pessoas reais.

 

Guia nas Mídias Sociais
Pousadas nas Mídias Sociais
Pousadas com Cachoeiras

Compartilhe com quer viajar