Descubra quais são os melhores lugares, passeios e roteiros para se fazer em Visconde de Mauá.
Visconde de Mauá Home » O Que Fazer em Visconde de Mauá?
Saiba o que fazer em Visconde de Mauá durante o dia e noite
Seguramente, para quem gosta de trilhas e caminhadas, a região de Visconde de Mauá é um destino certo. Visto que são muitas as opções de trilhas e caminhadas em meio a natureza para explorar os Vales sa Serra da Mantiqueira.
Aliás, são tantas as opções de trilhas, que você pode escolher seu passeio na caminhada de acordo com sua aptidão física.
Uma delas, é ir caminhando até a Cachoeira do Escorrega saindo da Vila da Maringá , o que totaliza 6 Km de caminhada, ou , ainda partindo da Praça da Maromba, neste caso são apenas 3 Km de subida.
Para os visitantes para preparados fisicamente, uma das mais bonitas trilha para fazer é subida até o alto da Pedra Selada.
Porém, requer guia e bom tempo para fazer. A recompensa é a bela vista panorâmica de Visconde de Mauá.
Por fim, outras opções de trilhas e montanhismo para explorar a região na caminhada, são as trilhas para a Toca da Raposa e Santa Clara.
Diga-se por passagem, estas caminhadas passam por dois trutários para conhecer e se preferir almoçar na volta.
Certamente é mais a cachoeira mais procurada pelos turistas em Visconde de Mauá, tanto que é considerado o cartão postal da montanha encantada.
A Cachoeira da Santa Clara é um dos principais atrativos turísticos em Visconde de Mauá e fica dentro do estado de Minas Gerais.
O Poção da Maromba é uma das cachoeiras mais bonitas para se ver e visitar na região de Visconde de Mauá por ter uma bela piscina natural para mergulhar e
Além dos passeios mais próximo as vilas principais , a Trilha da Cachoeira da Prata é para quem tem mais tempo para viajar. Uma vez que esta passeio fica na Vila de Santo Antonio, MG a 22 km de Visconde de Mauá.
Ademais, a vila de Santo Antonio também tem outro atrativo, que é sua Festa Junina no di de Santo Antonio com muito forró , fogueira e comida típica.
Inclusive, em nossa última visita a esta festa, teve até comida de graça.
Para chegar neste passeio alternativo, pegue e estrada para o Vale do Alcantilado e mantenha-se sentido a a Mirantão, MG.
Ao chegar na vila, mantenha-se na preferencial até chegar na única praça. Depois, verá uma saída a sua esquerda para pegar um acesso final de 5 Km até chegar no seu destino.
A saber , é mais uma trilha , ou passeio alternativo nos arredores da região de Visconde de Mauá no estado de Minas Gerais.
Mais especificamente falando, fica perto do Mirantão, MG - um passeio para quem tem mais tempo, pois o que não faltam na Serra da Mantiqueira, são cachoeiras para conhecer e mergulhar.
Para chegar, pegue e estrada que leva ao Vale do Alcantilado e mantenha-se sentido a Vila do Mirantão, MG.
Ao chegar na vila, mantenha-se na preferencial até chegar na única praça, onde tem uma saída a sua esquerda para pegar um acesso de 5km até chegar no seu destino.
A saber, a Cachoeira da Saudades fica no Vale do Alcantilado e se tiver uma tempinho a mais na sua viagem, vale a pena incluir esta passeio no seu roteiro.
Primeiramente, por sua beleza natural e também porque você pode incluir outros passeios que estão no vale do Alcantilado. Assim, você conhece dois atrativos em um dia, já que o vale do Alcantilado fica de 5 a 6 Km da Vila de Maringá.
Assim como os demais pontos turísticos no Vale do Alcantilado, cobra-se para entrar, visto que está em propriedade particular.
Por fim, seu principal acesso, é pela Vila de Visconde de Mauá sentido Campo Alegre , oposto ao sentido da Vila de Maringá, principal centro comercial local.
Ademais, outra de trilha que termina em belas cachoeiras é a trilha para Cachoeira das Estrelas. Diga-se por passagem é um passeio mais afastado perto da cidade de Santo Antônio , MG.
Com certeza, o destaque para este cachoeira é sua bela queda de águas limpas e por ter uma boa piscina natural para mergulhar.
Para chegar na Cachoeira das Estrelas, pegue e estrada para o Vale do Alcantilado . Depois, mantenha-se sentido a Mirantão até chegar em Barra das Antas com sinalização para chegar na cachoeira.
A Cachoeira das Estrelas é outro passeio que não fica no principal circuito das águas de Visconde de Mauá , dependendo da vila fica de 10 a 15km , mas fica a dica !
Sem dúvidas, o destaque desta cachoeira fica por conta de sua alta queda de água com 200m de desnível.
Aliás é tão alto, que no fim da queda as águas se dispersam tanto que parece fumaça, daí vem o nome.
Sendo que o principal acesso, é pela Vila de Visconde de Mauá sentido Campo Alegre , oposto ao sentido da Vila de Maringá.
Sem dúvidas, a Cachoeira do Marimbondo fica no Vale do Pavão é uma das mais belas piscinas naturais da região de Visconde de Mauá.
Além disso, também oferece uma pitada de aventura e esforço físico. Uma vez que para chegar nela tem uma trilha em maio a mata de 20 min de caminhada.
Para chegar na Cachoeira do Marimbondo vá até o Vale do Pavão, que tem sua entrada entre as de Mauá e Maringá. Uma vez na estrada que entra no vale do Pavão, prossiga por uma média de 6,6 km até o fim da estrada.
Mas não, pense que chegou, depois de estacionar seu carro começa a trilha até a cachoeira, há placas sinalizando.
Já a Fazenda Alcantilado , o passeio principal consiste em caminhar uma extensa trilha , que cruza belas e cachoeiras e piscinas naturais para mergulhar.
Tem estacionamento próprio, barzinho, guia e boa infraestrutura local.
No fim da trilha da Fazenda Alcantilado a vista panorâmica da região de Visconde de Mauá é de tirar o fôlego.
Visconde de Mauá é uma região na Serra da Mantiqueira composta por 3 vilas: Vila de Visconde de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba. Como as vilas estão assentadas às margens do Rio Preto, fronteira natural de MG com RJ, as vilas têm partes em diferentes estados e municípios: Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Bocaína de Minas (MG).
É a primeira vila a se chegar, assim que você sobe a Serra da Mantiqueira pela estrada RJ 163. Por consequência, foi a primeira a ser descoberta e a responsável por dar nome e fama as outras vilas.
Maringá é a vila considerada o principal centro comercial da região de Visconde de Mauá, uma vez que tem o maior número de bares e restaurantes. Logo, é a vila mais procurada durante a noite.
A Vila da Maromba é a última das três, conforme sobe a Serra da Mantiqueira. Apesar de ser a mais simples no quesito urbano, é a mais procurada durante o dia, já que estão as principais cachoeiras.
Certamente as 3 vilas da Visconde de Mauá têm ótimas pousadas e restaurantes, porém cada vila tem suas particularidades. Se a vila da Maromba é o palco da vida diurna por ter muitas cachoeiras, a Vila de Maringá e a vila de Mauá são os palcos da vida noturna por terem muitos bares, restaurantes e lojas de artesanato. Destaque para a Vila de Maringá, onde concentram os melhores restaurantes de Visconde de Mauá.
O Restaurante Maison de la Fondue conduzido com maestria pelo chef e hoteleiro João do Verde é uma referência em Visconde de Mauá para sua noite.
O Restaurante Mauro fica na Alameda Gastronômica Tia Sofia no lado mineiro da Vila de Maringá. Oferece menu variado e pratos locais com pinhão e truta .
Pizzaria na Estrada Mauá-Maromba, perto da Vila de Maringá, onde o Chef Devarty prepara suas pizzas com esmero no fogão à lenha em um ambiente místico.
Em primeiro lugar, tem vários pontos de locação de cavalos na estrada principal Mauá Maromba, assim como nas 3 vilas de Maua. Todavia, para quem procura cavalgar em cavalos de raça, sugerimos o Haras Rent a Horse na vila de Mauá. Em segundo lugar, este haras oferece descontos exclusivos aos nossos seguidores, desde que mencione nosso portal de turismo.
Além das 3 principais vilas de Visconde de Mauá, que ficam às margens do Rio Preto, a região também tem alguns vales que ficam perto das vilas e pousadas assentadas nos rios afluentes. Inclusive, estes vales são ricos em trilhas e cachoeiras para uma viagem saudável em meio a natureza da Serra da Mantiqueira.
Em outras palavras, Visconde de Maua é um lugar onde a natureza impera e inspira e aguardamos sua visita para um mergulho na natureza.
Aliás, caso este site lhe foi útil em sua pesquisa, ou o ajudou para você fazer uma viagem melhor; por favor, não deixe de nos citar em suas fontes, blog e site . Sem dúvida, um pequeno ato , mas que nos ajuda e nos motiva muito !
Sejam bem-vindos a Visconde de Mauá e nos vemos na montanha encantada , boa viagem!
A propósito, também temos muitas imagens da região de Visconde de Maua em nossas mídias sociais do Facebook e Instagram.
São mais de 400 mil seguidores distribuídos nas plataformas 3 principais plataformas, junte-se tribo !
Sem dúvidas, são ótimas referências , pois além de mais imagens, você encontrará muitas resenhas, comentários e avaliações de pessoas reais.