VISCONDE DE MAUÁ TURISMO DE MONTANHA

Parque Nacional de Itatiaia na fronteira com Visconde de Mauá

Visconde de Mauá, RJ – Destino Turístico, onde a Natureza Impera e Inspira
O Parque Nacional de Itatiaia tem sua entrada principal ao lado da Dutra (1km) porém é o segundo maior parque do Brasil e apesar de começar próximo a Rodovia Dutra , ele se estende até o alto da montanha, abraçando toda a região de Visconde de Mauá e suas 3 vilas: Mauá, Maringá e Maromba.
Placa sinalizando o Parque Nacional de Itatiaia
Para fazer o passeio na entrada principal, sugeriamo se hospedar em Itatiaia, pois fica a 40 km da região de Visconde de Mauá. 
 
Muita gente se confunde , pois como o IBAMA está colocando placas nas cachoeiras de Visconde de Mauá escrito Parque Nacional de Itatiaia , confunde quem não conhece a região. De fato muitas cachoeiras de Visconde de Mauá estão dentro do parque nacional devido a sua grande extensão, mas estas cachoeiras sinalizando do parque , estão na parte alta do parque do Parque Nacional, porém o tradicional passeio ao Parque Nacional de Itatiaia é feito pelo portão principal ao lado da Dutra.
Mulher dentro do rio em Visconde de Mauá
Ou seja, quem está em Visconde de Mauá não vale muito a pena descer toda a Serra da Mantiqueira para ir no parque nacional pela entrada principal, pois este percurso de 40 km leva-se em média 1 hora e meia em estrada sinuosa, além disso a região de Visconde de Mauá não deixa nada a desejar com relação as belezas naturais que você verá no Parque Nacional pelo circuito tradicional pelo portão principal, pelo contrário a região de Visconde de Mauá esbanja atrativos naturais, trilhas e cachoeiras tanto que atualmente o fluxo de visitantes a região de Visconde de Mauá supera o fluxo para o parque Nacional pela entrada principal. 
Placa na estrada para Visconde de Mauá
O Pico das Agulhas Negras também é um outro passeio a parte dentro do Parque Nacional, que tem uma área de 210 km quadrados e fica do outro lado da região de Visconde de Mauá, mas dá para ajustar o trecho e nível de esforço físico dependendo de onde queira iniciar sua caminhada .
Mãe e filha sentadas na pedra ao lado do rio
A melhor forma para ir até lá é de carro pela Dutra na saída do km 318,  de lá seguir até Engenheiro Passos a12km de Itatiaia, depois mantenha-se na estrada Rio-Caxambú (Br 354) por mais 22 km até chegar a Garganta do Registro, onde começa uma estrada de cascalho por mais 18 km que termina na parte alta do Parque Nacional , uma vez lá começa a caminhada por mais 6 km até chegar ao Pico com 2.787 m de altitude , o segundo mais lato do Brasil
 
Quem se habilita ir pela trilha do Escorrega (foto acima), precisa estar bem preparado fisicamente, equipado e acompanhado com um bom guia . As nascentes chegam a congelar nos meses de julho e agosto. 
 
Aproveite a região e bom passeio 
 
Publico em frente ao palco na festa do Pinhao em Visconde de Mauá

Festa do Pinhão 2022 em Visconde de Mauá

É um dos principais eventos da região de Visconde de Visconde de Mauá, a princípio é um evento gastronômico com pratos a base de pinhão, além de concurso gastronômico entre os principais restaurantes de Visconde de Mauá, que comcorrem ao prêmio de melhor entrada, prato principal e sobremesa.  Os pratos são valiados por um jurí formado por Chefs de cozinha consagrados , assim como um jurí popular , no qual você pode fazer parte pagando uma taxa. 

Leia mais »
Guia Visconde de Mauá Home » Lugar » Parque Nacional de Itatiaia na fronteira com Visconde de Mauá
Conheça o Parque Nacional de Itatiaia o segundo maior Parque Florestal do Brasil . É tão grande que começa na cidade de Itatiaia e sobe a Serra da Mantiqueira abraçando Visconde de Mauá
Parque Nacional de Itatiaia na fronteira com Visconde de Mauá
04/09/2020
17117
Categorias

Visconde de Mauá não é um município, mas sim uma região turística de montanha localizada no alto da Serra da Mantiqueira, que é composta por 3 vilas principais: Vila de Visconde de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba. 

Devido a sua localização e pelo fato das 3 vilas estarem assentadas em ambas margens do Rio Preto, fronteira natural dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, elas têm partes que pertencem a diferentes estados e municípios: Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Boicaína de Minas (MG).

A região de Visconde de Mauá, assim como suas 3 vilas, se diferenciam de outros locais turísticos por ter muitos rios, córregos, riachos, piscinas naturais e cachoeiras de águas límpidas

Em suma, apesar do clima bucólico, a região de Visconde de Mauá oferece um quê de sofisticação, bem proporcionado por ótimas, pousadas, hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Sejam bem-vindos e nos vemos na montanha encantada !

Visconde de Maua Logo Marca simulando picos de montanhas

Utilizamos cookies no nosso site para lhe dar a experiência mais relevante.