CACHOEIRA DA SANTA CLARA

laca do vale da Santa da Clara

Passeio Imperdível

Exitem muitas opções de passeios em meio a natureza de Visconde de Mauá , porém alguns passeios são imperdíveis. Entre este pontos turísticos imperdíveias, a Cachoeira da Santa Clara é uma delas para você colocar em sua lista de prioridades em o que fazer em Visconde de Mauá

Cachoeira da Santa Clara

Em área de proteção ambiental

Apesar de estar entre as vilas de Maringá e Maromba , esta cachoeira está em área que pertence ao Parque Nacional de Itatiaia, que tem sua sede em Itatiaia a 30 km , mas de tão grande , chega a abraçar as 3 vilas de Visconde de Mauá . Com certeza a cachoeira da Santa Clara, assim como o Poção e a cachoeira do Escorrega são dois passeios que você tem que colocar na sua agenda para se conectar com melhor da natureza da Serra da Mantiqueira.

Caminho para a Cachoeira da Santa Clara

Um paredão de pedra

A cachoeira da Santa Clara é uma das cachoeiras mais altas e conhecidas da região de Visconde de Mauá , após a queda tem uma piscina natural , para os mais radicais dá para praticar o rapel.

Leito do rio e ao fundo a cachoeira da Santa Clara com sua águas escorrendo numa parede de pedra

Vale da Santa Clara

O vale tem fácil acesso e é conhecido como o berço das águas de Visconde de Mauá. Tem algumas pousadas e belas trilhas sem movimento para explorar na caminhada, além de 2 trutários , onde você pode pescar e comer a truta na sequência: Truta Rosa e Truta da Floresta.

Rio de Visconde de Mauá adornado pela mata ciliar

Como Chegar

A entrada para o vale da Santa Clara fica a 300 m da Vila da Maromba e a 2,7 km da vila de Maringá.

Além da cachoeira da Santa Clara o mesmo vale tem 2 trutários a cachoeira Toca da Raposa e o Santuário , uma fazenda particular que cobra para entrar.

Trilha de terra

Pé na trilha

O vale da Santa Clara fica numa em área de proteção ambiental administrado pelo IBAMA e dentro Parque Nacional de Itatiaia, como está do outro lado do Rio Preto, fica dentro do estado de Minas Gerais, já que Visconde de Mauá está bem na divisa de estados de MG com RJ.

Vídeo da Santa Clara

O mais importante é a garantia de ter e interagir com a natureza pura , bem evidenciado por suas águas limpas e cristalinas !

Bom passeio !

Reproduzir vídeo
Vídeo do Acesso

Para chegar na cachoeira da Santa Clara, acesse a ponte de madeira que fica 300 m antes de chegar na vila da Maromba.

Bom passeio !

Guia Visconde de Mauá Home » Post de Visconde de Mauá » Cachoeira da Santa Clara em Visconde de Mauá
A cachoeira da Santa Clara é uma das cachoeiras mais altas e conhecidas da região de Visconde de Mauá , após a queda tem uma piscina natural , para os mais radicais dá para praticar o rapel. Tem fácil acesso para quem está em Maromba , ou no próprio vale da Santa Clara , deste pontos dá para ir numa leve caminhada ; para quem está em Maringá é melhor ir de carro (5 km) .
Cachoeira da Santa Clara em Visconde de Mauá
18/08/2020
10200
Categorias

Visconde de Mauá não é um município, mas sim uma região turística de montanha localizada no alto da Serra da Mantiqueira, que é composta por 3 vilas principais: Vila de Visconde de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba. 

Devido a sua localização e pelo fato das 3 vilas estarem assentadas em ambas margens do Rio Preto, fronteira natural dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, elas têm partes que pertencem a diferentes estados e municípios: Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Boicaína de Minas (MG).

A região de Visconde de Mauá, assim como suas 3 vilas, se diferenciam de outros locais turísticos por ter muitos rios, córregos, riachos, piscinas naturais e cachoeiras de águas límpidas

Em suma, apesar do clima bucólico, a região de Visconde de Mauá oferece um quê de sofisticação, bem proporcionado por ótimas, pousadas, hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Sejam bem-vindos e nos vemos na montanha encantada !

Visconde de Maua Logo Marca simulando picos de montanhas

Utilizamos cookies no nosso site para lhe dar a experiência mais relevante.