Vilas, Vales e Lugares da Região

O Guia Turístico Oficial da Região, Mauá RJ - MG

as 03 Vilas Principais da Região

Cavalos pastando em frente a igreja de Visconde de Maua

A Vila Pioneira

A Vila de Visconde de Mauá é primeira vila a se chegar na região e quem deu nome e fama as outras vilas da região que fazem parte do principal contexto turístico: Maringá e Maromba.

Leia mais »
Pessoas passeando a noite na principal rua comercial da vila de Maringá

Maringá RJ – MG

A vila de Maringá é a referência noturna da região de Visconde de Mauá,, pois concentra as maioria dos bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Leia mais »
Vila de Maua RJ com casas coloniais e Igreja e m frente ao gramado

A Geografia da Região

As 03 Vilas principais que compõe a região de Visconde de Mauá são: Mauá, Maringá e Maromba. Inclusive, as 3 vilas são próximas uma das outras e estão localizadas num platô no alto da Serra da Mantiqueira entre a divisa RJ com MG.

Uma vez que as 03 vilas estão assentadas às margens do Rio Preto, fronteira natural dos estados de Minas Gerais com Rio de Janeiro.

Logo, as 3 vilas têm partes de seus territórios em ambos estados, apesar de serem pequenas. Logo, gera muita confusão, mas na prática fica mais fácil entender este cenário de divisa de estados, quando chegar. 

Assim como as principais diferenças entres as 3 vilas para você saber o que fazer em cada uma e aproveitar melhor sua viagem à Visconde de Mauá.

Onde Fica Visconde de Mauá

Por conseguinte, a região de Visconde de Mauá também têm partes de suas terras e vales em 3 municípios: : 

  • Resende (RJ)
  • Itatiaia (RJ) e
  • Bocaina de Minas (MG). 

Inclusive, apesar destes municípios terem a partes dentro destes municípios, estas cidades não ficam próximas.

Mas sim de 30 a 40 km de Visconde de Mauá, já que a cidade de Resende e Itatiaia ficam ao lado da Dutra.

Como Chegar

Certamente, o principal e mais fácil acesso para chegar em Visconde de Mauá é através da Rodovia Nova Dutra e depois sair no Km 311.

Todavia, tem alguns acessos alternativos provindos de Bocaina de Minas e Campos do Jordão, mas é  em estrada de cascalho.

as Vilas de Mauá, Maringá e Maromba

A Vila de Mauá RJ

Após subir a Serra da Mantiqueira pela RJ 163, a vila de Visconde de Mauá é a primeira a se chegar

Como foi a vila de Mauá foi a pioneira, foi a quem deu fama e nome a toda região, composta também pelas vila de Maringá (8 Km após a vila de Mauá) e a vila da Maromba (3 Km após Maringá) .

Município de Resende RJ

A vila de Visconde de Mauá não é um município autônomo , mas sim um distrito do Município de Resende no Rio de Janeiro, que fica a 30 km da mesma.

Onde Fica

Depois de sair da Rodovia Dutra no km 311 e subir a Serra da Mantiqueira por 30 Km pela RJ 163 , é a primeira vila a se chegar. 

Logo que entrar na Vila de Visconde de Mauá , verá a Igreja de São Sebastião e logo a sua direita a rua principal Wenceslaus Brás.

A Vila de Maringá

Após passar a primeira vila e percorrer por mais 8 Km, chega-se a vila de Maringá , o principal centro comercial e gastronômico da região.

Inclusive, por ser cortada pelo Rio Preto , que é fronteira natural dos estados do RJ/MG , a vila de Maringá tem partes de seus territórios em ambos estados.

Ademais, por abrigar a maioria dos bares, lojas e restaurantes, é a vila que tem a vida noturna mais vibrante.

Pessoas passeando na noite na vila de Maringa
Como chegar na vila de Maringá

Assim que atravessar a Vila de Visconde de Mauá, você vai se deparar com uma pequena rotatória, vire a esquerda para acessar a Estrada Mauá-Maromba.

Uma vez na estrada, mantenha-se na preferencial por 8 Km, que logo chegará em Maringá, que tem dois lados, um no estado do RJ e outro em MG.

Rua Gastronômica na vila de de Maringá

Vila da Maromba

Apesar de ser a última vila das 3 vilas principais da região, a Vila da Maromba é a primeira a receber as águas que nascem nas nascentes protegidas no do Parque Nacional de Itatiaia.

Logo, é a vila das cachoeiras mais limpas e mais procuradas na região de Visconde de Mauá.

Como chegar na vila da Maromba

Logo após atravessar a Vila de Maringá, mantenha-se na Estrada Mauá-Maromba por 3 Km que chegará à Vila da Maromba.

Vilas de Visconde de Mauá em Vídeo

A fim de dar mais conteúdo visual, segue a vila de Maringá – principal centro comercial – em vídeo. Inclusive, vale ressaltar, que a vila de Maringá é o palco da vida noturna em Visconde de Mauá RJ/MG.

dicas de Pousadas em Visconde de Mauá

Onde ficar em Visconde de Mauá: Pousada, ou Hotel?

Para te ajudar na sua escolha em onde ficar em Visconde de Mauá, confira nossa lista de hotéis e pousadas em Visconde de Mauá para todos os gostos e bolsos.

São breves descrições das pousadas para você começar a decidir em onde ficar e depois complementar com mais informações através dos sites das pousadas.

Além disso, fornecemos os contatos diretos de cada pousada em Visconde de Mauá para você reservar diretamente com o local e economizar. Visto que reservando diretamente com a pousada , você evita as comissões dos sites de reservas on-line.

Não sabe onde ficar em Visconde de Mauá: pousada, hotel, ou casa para temporada ?

Primeiramente, depende da intenção da viagem. Pois se for uma viagem em família em Visconde de Mauá, sugerimos os hotéis. Pois os hotéis têm mais serviços e infraestrutura mais adequada para as crianças, tais como piscinas, parquinhos , quadra de esporte e monitores.

Porém dá para contar nos dedos os hotéis na região de Visconde de Mauá, visto que é uma região mais procurada por casais e aventureiros que procuram mais pousadas do que hotéis.

Pousada em Maringá, Maromba, ou Mauá ?

Em se tratando onde ficar, ou qual vale , ou qual vila ficar hospedado na região de Visconde de Mauá, são muitas as opções .

Pois existem muitas pousadas em Maringá, Maromba e Mauá, assim como também existem pousadas nos vales subjacentes: Vale da Santa Clara, Vale do Pavão, Vale das Cruzes, Vales das Flores, Lote 10 etc.

Mas de modo geral, se você quer ficar em uma pousada perto do centro comercial e perto de uma vida noturna mais vibrante. Então, procure as pousadas em Maringá, ou na Vila de Visconde de Mauá, RJ.

Por outro lado se você quiser ficar mais perto da natureza e dos principais atrativos turísticos naturais. Então procure ficar nas pousadas em Maromba e no Vale da Santa. Uma vez que nestes locais estão as cachoeiras e atrativos turísticos mais cobiçados da região.

Inclusive, apesar da Vila da Maromba não ter um centro comercial tão grande , também tem alguns restaurantes , bares e o mercado do Mineiro.

No entanto, se quiser um restaurante mais requintado, a vila de Maringá fica apenas 3 Km da Vila da Maromba e do Vale da Santa Clara.

Dicas de restaurantes em Visconde de Mauá

Dependendo da sua proposta existem muitas opções de retiro e passeios fazer durante a noite em Visconde de Mauá. 

Primeiramente, comece explorando as vilas principais da região em Visconde de Mauá. 

Uma vez que nas vilas têm muitas opções de lojas de artesanato, bares, restaurantes e empórios para você flanar e dar mais sabor a sua noite.

Em segundo lugar, outra opção boa e barata, é aproveitar a noite em sua pousada, ou  chalé. Como ? Acenda a lareira, olhe para as estrelas e aproveite sua companhia para entrar no clima da montanha.

Mas se a fome apertar, não se preocupe, muitos restaurantes oferecem serviço de delivery, que vão desde pizzas à truta (carro chefe da região. 

Onde comer em Visconde de Mauá

Caso queira aproveitar o turismo gastronômico da região. A dica ouro é passear na Alameda Gastronômica Tia Sofia na Vila de Maringá MG. 

Pois nesta rua encontrará vários bares, bistrôs e restaurantes um do lado outro para facilitar sua escolha em onde jantar.

Já , a Vila de Mauá se destaca no cenário noturno com Beatles Bar e para apreciar a verdadeira comida mineira o Restaurante Gosto com Gosto.

Mas atenção, dependendo da localização da sua pousada, procure avaliar bem onde ir a noite. Desta forma, não corre o risco de andar de carro a noite em trechos de serra, segurança em primeiro lugar. 

Para te ajudar um pouco em termos de distância entre as 3 vilas. A Vila de Maringá fica a 8 Km da Vila de Visconde de Mauá e a 03 Km da vila da Maromba.

Para finalizar em o que fazer a noite, vamos a da Vila da Maromba ser a vida diurna. Que tem seu forte durante dia , já que abriga as principais cachoeiras. Mas durante a noite, também tem boas opções. 

Principalmente para os solteiros, já que a Vila da Maromba tem o estigma de balada pelas festas alternativas na década de 80 e 90.

Atualmente anda mais calma, mas para explorar , basta estacionar seu carro na Praça da Maromba, que logo verá a igreja principal e os barzinhos e botecos no seu entorno.

Mídias Sociais de Visconde de Mauá

A propósito, também temos muitas imagens da região de Visconde de Maua em nossas mídias sociais do Facebook e Instagram.

São mais de 400 mil seguidores distribuídos nas plataformas 3 principais plataformas, junte-se tribo !

Sem dúvidas, são ótimas referências , pois além de mais imagens, você encontrará muitas resenhas, comentários e avaliações de pessoas reais.

Guia nas Mídias Sociais
Pousadas nas Mídias Sociais
Pousadas com Cachoeiras

Compartilhe com quer viajar