Parque Nacional de Itatiaia, RJ

Um lugar onde a natureza impera e inspira !

Parque Nacional de Itatiaia
no Sul do Rio de Janeiro

Acima da Cachoeira do Escorrega, cartão postal de Visconde de Mauá, você entra no Parque Nacional de Itatiaia , que tem sua entrada principal na cidade de Itatiaia ao lado da Dutra, mas devida a sua grande extensão sobe a Serra da Mantiqueira e abraça toda a região de Visconde de Mauá e suas 3 vilas.

Como chegar no PNI

A Estrada Mauá Maromba, como o nome sugere, começa na Vila de Visconde de Mauá e , atravessa a vila da Maromba e termina na vila da Maromba, mais especificamente, termina na cachoeira do Escorrega ( 3km acima da Praça da Maromba).

A parte final da Estrada Mauá Maromba tem uma extensão de 5 km que não é pavimentada , ou seja, é de cascalho.

Dúvidas sobre o Parque

Apesar do Parque Nacional de Itatiaia fazer fronteira com  região de Visconde de Mauá e suas três vilas, o Parque Nacional tem um outro acesso e é um passeio à parte.

Placa geral de região de Visconde de Maua

Onde fica o PNI

O acesso principal para o Parque Nacional de Itatiaia (PNI) é no Portão 01, que está na cidade de Itatiaia no vale do Paraíba ao lado (3 km) da Rodovia Nova Dutra.

Porém o o PNI é tão vasto (o segundo maior do Brasil), que começa na Dutra e sobe as montanhas da Serra da Mantiqueira até alcançar e abraçar toda a região de Visconde de Mauá e suas 03 vilas. 

Placa do Parque Nacional de Itatiaia em Visconde de Maua

Dicas de roteiro

Geralmente não aconselhamos visitar o Parque Nacinal de Itatiaia para quem está hospedado nas 3 vilas da região de Visconde de Mauá por 2 motivos:

Você terá que descer toda a Serra da Mantiqueira até a Dutra e pegar a saída para a cidade de Itatiaia, onde fica a entrada do Parque – veja mais mais artigos turísticos sobre Visconde de Maua. 

As belezas naturais do Parque são as mesmas da região de Visconde de Mauá, ou seja, trilhas e cachoeiras de águas limpas e cristalinas. 

Homem dentro do rio de Visconde de Mauá

O Guia Nas Mídias Sociais

A propósito, também temos muitas imagens da região de Visconde de Maua em nossas mídias sociais do Facebook e Instagram. 

São mais de 400 mil seguidores distribuídos nas plataformas 3 principais plataformas, junte-se tribo !

Sem dúvidas, são ótimas referências , pois além de mais imagens, você encontrará muitas resenhas, comentários e avaliações de pessoas reais.

 

Guia Oficial nas Mídias Sociais
Mídias Pousadas VIPs
Mídias Pousadas com Cachoeiras
Compartilhe com quer viajar