A Vila Pioneira

Um lugar onde a natureza impera e inspira !

A vila pioneira da região

A região de Visconde de Mauá é formada por três vilas principais : Vila de Mauá, Maringá e Maromba. Sendo que a vila da Mauá é a primeira vila a se chegar depois que você a sobe a Serra da Mantiqueira pela RJ 163.

Como a vila de Visconde de Mauá foi a primeira vila a ser descoberta, este nome acabou dando nome e fama a toda região. 

Ou seja , dizer que você está na vila de Maringá, ou Maromba entende-se que você está na região de Visconde de Mauá. 

O que fazer na vila de Visconde de Mauá RJ

A saber, a vila de Maua também é o palco dos principais eventos gastronômicos, culturais e esportivos da região.

Tanto que a Vila de Visconde de Mauá RJ é sede do principal e maior evento da região, a Festa do Pinhão

Para exemplificar, outros pontos interessantes para ver na vila de Mauá RJ são : Restaurante Gosto com Gosto, Bar dos Beatles, Aldeia do Imigrantes e o Centro Cultural.

Igreja na vila de visconde de maua em frente ao gramado

História de Mauá RJ

Logo na entrada, você vai passar pela Igreja de São Vicente, que fica em frente a um campo de futebol . 

Ao lado da Igreja, tem 3 casinhas da era colonial , quando a região era habitada por imigrantes provindos do norte da Europa. 

Uma vez que o clima da região – tropical de altitude – era o mais parecido e adaptável com o clima temperado deles.

Cavalos pastando em frente a igreja de Visconde de Maua

O Barão de Mauá

Durante a transição do regime imperial , com um regime mais liberal , a região foi um local de exploração extrativista (carvão).

No qual o principal protagonista foi Irineu Evangelista da Silva , o Barão de Visconde de Mauá.

Rua da Vla de Mauá em meio a bares e restaurantes
Destino Turístico

Após, esse período a região foi redescoberta , porém devido as sua beleza naturais.

Principalmente, a abundância de rios e cachoeiras de águas limpas e não demorou muito para se tornar uma referência no turismo rural de montanha.

Mapa gráfico das 3 vilas de Visconde de Mauá
Onde Fica Mauá RJ

Uma vez na vila de Mauá, começa a Estrada Mauá Maromba , única estrada que liga as 3 vilas principais da região: Mauá, Maringá e Maromba.

A saber, essa estrada corre paralela ao Rio Preto, que é divisa natural dos estados do RJ com MG. Ou seja, basta atravessar o Rio Preto para mudar de estado. 

Placa divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais
A Vila de Mauá RJ

Para entrar em Visconde de Mauá, vire à direita no Posto de Polícia. A vila de estilo colonial possui uma rua principal, a Venceslau Brás, repleta de bares, restaurantes, lojas de artesanato e pousadas. 

Alternativamente, virar à esquerda leva à vila de Maringá, a apenas 8 km de distância, e depois mais 3 km até a vila de Maromba. A estrada Mauá Maromba termina na cachoeira do Escorrega, localizada 3 km além da Praça de Maromba.

A incrível Vila de Mauá – um paraíso na Serra da Mantiqueira

Quer conhecer um lugar para relaxar e se encantar com as belezas da natureza? A Vila de Mauá, localizada na Serra da Mantiqueira, é um destino imperdível para quem adora boas paisagens e experiências junto à natureza.

Embora tão próximo da fumaça e agitação da cidade, aqui é possível entrar em contato com inúmeras comelezas naturais, como lindas cachoeiras e vasta vida selvagem, casas aconchegantes e restaurantes vatntygos, no melhor do congado local..

Viagens são experiências que ficam gravadas na nossa memória…pois aproveite a oportunidade e comece sua expedição visitando a impressionante Vila de Mauá. Seja muito bem-vindo!

Igreja da vila de Visconde de Mauá

Igreja de São Sebastião

A espetacular Igreja de São Sebastião fica localizada logo após o centro de informações turísticas e é um marco icônico de Visconde de Mauá. É o local perfeito para fazer uma pausa e capturar algumas fotos incríveis. Durante a viagem pela região durante o dia, certamente ficará impressionado com a rica variedade de vida vegetal e animal encontrada aqui. A área circundante de Visconde de Mauá é cercada pelo deslumbrante Parque Nacional da Pedra Selada e pelo Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, ambos administrados pela agência de proteção ambiental do governo brasileiro, o IBAMA.

Mídias Sociais de Visconde de Mauá

A propósito, também temos muitas imagens da região de Visconde de Maua em nossas mídias sociais do Facebook e Instagram.

São mais de 400 mil seguidores distribuídos nas plataformas 3 principais plataformas, junte-se tribo e saiba mais sobre a região.

Sem dúvidas, são ótimas referências , pois além de mais imagens, você encontrará muitas resenhas, comentários e avaliações de pessoas reais.

Guia nas Mídias Sociais
Pousadas nas Mídias Sociais
Pousadas com Cachoeiras

Compartilhe com quer viajar