CACHOEIRA DO ESCORREGA

Onde fica
A Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá fica no alto da vila da Maromba é o passeio mais procurado e considerada o cartão postal de Visconde de Mauá.

Tem que ir
Se fôssemos enumerar os principais passeios e cachoeiras para ir em Visconde de Mauá durante o dia, com certeza esta cachoeira seria uma das primeiras opções de passeios durante o dia em Visconde de Mauá.

A mais cobiçada
Veja as dicas abaixo, além dos detalhes de como chegar na vila da Maromba, onde fica este passeio imperdível de Visconde de Mauá.

Cartão Postal
A cachoeira é um tobogã natural , que foi esculpido pela natureza. Visto que seu leito é uma pedra única de granito, que permite um deslizamento natural até desembocar numa piscina natural profunda de águas limpas e cristalinas .

Como Chegar
Uma vez chegando na cachoeira do Escorrega, tem nos arredores um estacionamento particular para deixar o seu carro. Recomendamos não deixar o carro na estrada por 2 motivos: o primeiro é que vai afunilar mais uma estrada estrita e o segundo é que é proibido deixar o carro na estrada e não é raro ter fiscalização deixando as multas no carro.

Alto da Maromba
A estrada termina na cachoeira do Escorrega e acima dela faz parte do Parque Nacional de Itatiaia , onde tem trilhas com muitas cachoeiras e piscinas naturais. Na dúvida, só manter pergunte a um guarda do IBAMA, que quase sempre tem um .
Vídeo do Escorrega
Veja o vídeo e comece sua viagem rumo a natureza de Visconde de Mauá. Além desta cachoeira , no seu trajeto , você também pode visitar a cachoeira Véu da Noiva e o Poção da Maromba.

Feira de Artesanato
Aos fins de semana tem feira de artesanato e recomenda-se subir antes das 10 hs , pois chega a travar o transito, já que muitos turista sobem de carro e costuma travar o transito em trechos estritos da estrada , no qual só passa um carro.

Quando ir
As chances de congestionamento, aumenta quando tem muitos carros voltando (descendo) da cachoeira e ao mesmo tempo gente indo (subindo) , por isto a recomendação de ir mais cedo , assim as chances de alguém estar voltando é menor.

Entorno
No seu entorno, tem o Bar e Restaurante do Escorrega com pratos típicos da montanha e música ao vivo aos fins de semana.

Hospedagem
Além do Restaurante, também tem o Bar do Geraldo e o Biroska Bar. Para quem quiser ficar ao lado deste ambiente, tem 2 pousadas a menos de 100 m da cachoeira do Escorrega: Pousada Moriá e a Pousada Jardim das Águas. Esta última, além de estar perto, também tem cachoeiras próprias no seu jardim, visto que o mesmo rio que forma a cachoeira do Escorrega, entra corta a pousada 100m abaixo,
Vídeo sentado
Existem 3 formas de escorregar, sentado é a mais popular para um mergulho em águas límpidas. .
Vídeo deitado
Uma vez com prática, descer deitado pode ser melhor, pois o impacto ao chegar na piscina natural é menor. Uma questão de hidrodinâmica, rs !
Vídeo da Piscina
Contudo, se não quiser escorregar no tobogã natural, um mergulho direto na piscina natural , já vale a pena. Prepare-se antes, pois estamos na montanha e águas é sempre geladinha, mesmo no verão e bem gelado no inverno.
Vídeo Panorâmico
Aliás, só de ficar neste ambiente natural já vale a pena, viemos da natureza e é sempre bom revitalizar nossas conexões com ela !
Vídeo do Bar
O bar do Escorrega costuma bombar em fins de semana, chegue mais cedo para garantir ir sua mesa.
Vídeo da Pousada
Para quem dá preferência a ficar perto da natureza , a Pousada Jardim das Águas tem chalés ao com cachoeiras privativas e fica a 100m da cachoeira do Escorrega.
Vídeo Frontal
Aliás, só de ficar neste ambiente natural já vale a pena, viemos da natureza e é sempre bom revitalizar nossas conexões com ela !
Boa viagem !
É isto aí !! Embora viajar e explorar os encantos de Visconde de Mauá.