Cachoeira do Escorrega

Um lugar onde a natureza impera e inspira !
O Guia Turístico Oficial da Região de Visconde de Mauá RJ

CACHOEIRA do ESCORREGA

Homem descendo a cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá

Passeio Imperdível

Certamente , a Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá é o atrativo turístico mais buscado para fazer em Visconde de Mauá, pois além de sua beleza natural, também proporciona um quê de aventura.

Visto que é possível ir escorregando em seu leito de pedra até desembocar em uma bela piscina natural.

Piscina natural de uma cachoeira em Visconde de Mauá

Prioridade de Roteiro Turístico

Tanto que , se fôssemos enumerar os principais passeios e cachoeiras para visitar em Visconde de Mauá durante o dia, com certeza a Cachoeira do Escorrega estaria no topo da lista .

Casal sentado na margem da cachoeira em Visconde de Mauá

Entorno da cachoeira

Acima da Cachoeira do Escorrega também tem outras cachoeiras e piscinas naturais para você explorar e desfrutar as belezas naturais da Serra da Mantiqueira.

Casal na trilha para a cachoeira ao fundo em Visconde de Mauá

Dica de viagem

Caso esteja hospedado na vila da Maromba, a dica é ir na caminhada, pois aos fins de semana, chega a ter congestionamento para chegar nela, já que os turistas que estão na vila de Maringá a 6 km de distância vão de carro .

Ou deixe seu carro na Praça da Maromba e suba na caminhada. Da Pracinha da Maromba são apenas 3 km de subida até a cachoeira do Escorrega.

Placa sinalizando as vilas de Visconde de Mauá

Como Chegar

Para chegar na cachoeira do Escorrega, basta pegar a Estrada Mauá Maromba, a única via que liga as 3 vilas principais de Visconde de Mauá e seguir até o fim , já que a estrada termina exatamente a Cachoeira do Escorrega.

Caso seja marinheiro de primeira viagem, veja os detalhes de como chegar em Visconde de Mauá, assim como chegar na vila da Maromba, onde fica este atrativo turístico imperdível, além de saber o que fazer durante o dia.

Estrada Mauá Maromba com legenda dos principais atrativos de Visconde de Mauá

Alto da Maromba

Uma vez chegando na cachoeira do Escorrega, alto da Maromba, nos arredores tem um estacionamento particular para deixar o seu carro. 

Recomendamos não deixar o carro na estrada por 2 motivos: o primeiro é que vai afunilar mais uma estrada que já é estreita.

O o segundo motivo é legal, pois agora é proibido deixar o carro na beira da estrada , ou seja, possivelmente você será multado.

Casal tomando sol na pedra ás margens da cachoeira

Piscina Natural

Para dar um mergulho na Cachoeira do Escorrega, você pode ir escorregando, mas isto fica por conta dos mais aventureiros.

Pois, basta descer para parte de baixo da cachoeira do Escorrega para entrar sem escorregar e dar um mergulho em águas limpas com a mesma emoção e renovação. 

Natureza Viva

Acima da Cachoeira do Escorrega ficam as nascentes principais dentro do Parque Nacional Itatiaia .

Ou seja, são aguas diretos da fonte natureza sem as intervenções poluídas de  centros urbanos, o que garante o brilho e transparências de suas águas.

Turistas no bar em frente a cachoeira

Entorno

No seu entorno, tem o Bar e Restaurante do Escorrega com pratos típicos da montanha e música ao vivo aos fins de semana.

Devido as estas qualidades, a cachoeira do Escorrega é considerada por muitos o cartão postal de Visconde de Mauá.

Por conseguinte, também é o passeio mais procurado pelas pessoas para se fazer em Visconde de Mauá. Logo se quiser a cachoeira do Escorrega só para você acorde cedo, ou vá durante a semana.

Por fim o Escorrega está localizado no alto da Vila da Maromba , a estrada principal Mauá Maromba termina nela . A saber, entorno da cachoeira tem três restaurantes, estacionamento, bares, lojas de artesanato e duas pousadas.

Turistas em torno da cachoeira em Visconde de Mauá

Hospedagem

Além do Restaurante, também tem o Bar do Geraldo e o Biroska Bar. Para quem quiser ficar ao lado deste ambiente, tem 2 pousadas a menos de 100 m da cachoeira do Escorrega: Pousada Moriá e a Pousada Jardim das Águas

Esta última, além de estar perto, também tem cachoeiras próprias no seu jardim, visto que o mesmo rio que forma a cachoeira do Escorrega, entra corta a pousada 100m abaixo,

MAIS VÍDEOS DA CACHOEIRA do ESCORREGA

Vídeo Escorrega descendo sentado

Existem 3 formas de escorregar, sentado é a mais popular para um mergulho em águas límpidas. .

Vídeo da Piscina Natural do Escorrega

Contudo, se não quiser escorregar no tobogã natural, um mergulho direto na piscina natural , já vale a pena. 

Prepare-se antes, pois estamos na montanha e águas é sempre geladinha, mesmo no verão e bem gelado no inverno.

Vídeo do Escorrega - Vista Panorâmica

Aliás, só de ficar neste ambiente natural já vale a pena, viemos da natureza e é sempre bom revitalizar nossas conexões com ela !

Vídeo do Escorrega Bar

O bar do Escorrega costuma bombar em fins de semana, chegue mais cedo para garantir ir sua mesa.

Aos fins de semana tem MPB ao vivo e acústico para não interferir com a vibração da natureza.

Pousadas perto do Escorrega

Para quem se hospedar no arredores tem a Pousada Jardim das Águas com cachoeiras privativas, visto que o mesmo rio que forma a cachoeira do Escorrega corta o jardim desta pousada (vídeo).

Além disso, também tem a Pousada Moriá, não tem cachoeiras privativas mas está colada com a cachoeira do Escorrega..

Vídeo do Escorrega - vista Frontal

Aliás, só de ficar neste ambiente natural já vale a pena, viemos da natureza e é sempre bom revitalizar nossas conexões com ela !

Boa viagem !

É isto aí !! Embora viajar e explorar os encantos de Visconde de Mauá.

IMAGENS CACHOEIRA DO ESCORREGA

A propósito, também temos muitas imagens da região de Visconde de Maua em nossas mídias sociais do Facebook e Instagram. 

São mais de 400 mil seguidores distribuídos nas plataformas 3 principais plataformas, junte-se tribo !

Sem dúvidas, são ótimas referências , pois além de mais imagens, você encontrará muitas resenhas, comentários e avaliações de pessoas reais.

Também vale a pena conferir as políticas de privacidade do site.