CACHOEIRA DO ESCORREGA

Homem descendo a cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá

Onde fica

Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá fica no alto da vila da Maromba é o passeio mais procurado e considerada o cartão postal de Visconde de Mauá.

Casal sentado na margem da cachoeira em Visconde de Mauá

Tem que ir

Se fôssemos enumerar os principais passeios e cachoeiras para ir em Visconde de Mauá durante o dia, com certeza esta cachoeira seria uma das primeiras opções de passeios durante o dia em Visconde de Mauá.

Piscina natural de uma cachoeira em Visconde de Mauá

A mais cobiçada

Veja as  dicas abaixo, além dos detalhes de como chegar  na vila da Maromba, onde fica este passeio imperdível de Visconde de Mauá.

Casal na trilha para a cachoeira ao fundo em Visconde de Mauá

Cartão Postal

A cachoeira é um tobogã natural , que foi esculpido pela natureza. Visto que seu leito é uma pedra única de granito, que permite um deslizamento natural até desembocar numa piscina natural profunda de águas limpas e cristalinas . 

Placa sinalizando as vilas de Visconde de Mauá

Como Chegar

Uma vez chegando na cachoeira do Escorrega, tem nos arredores um estacionamento particular para deixar o seu carro. Recomendamos não deixar o carro na estrada por 2 motivos: o primeiro é que vai afunilar mais uma estrada estrita e o segundo é que é proibido deixar o carro na estrada e não é raro ter fiscalização deixando as multas no carro.

Duas mulheres tomando sol na beira da cachoeira

Alto da Maromba

A estrada termina na cachoeira do Escorrega e acima dela faz parte do Parque Nacional de Itatiaia , onde tem trilhas com muitas cachoeiras e piscinas naturais. Na dúvida, só manter pergunte a um guarda do IBAMA, que quase sempre tem um .

Reproduzir vídeo

Vídeo do Escorrega

Veja o vídeo e comece sua viagem rumo a natureza de Visconde de Mauá. Além desta cachoeira , no seu trajeto , você também pode visitar a cachoeira Véu da Noiva e o Poção da Maromba.

Casal tomando sol na pedra ás margens da cachoeira

Feira de Artesanato

Aos fins de semana tem feira de artesanato e recomenda-se subir antes das 10 hs , pois chega a travar o transito, já que muitos  turista sobem de carro e costuma travar o transito em trechos estritos da estrada , no qual só passa um carro.

Homem dentro da água em uma cachoeira em Visconde de Maua

Quando ir

As chances de congestionamento, aumenta quando tem muitos carros voltando (descendo) da cachoeira e ao mesmo tempo gente indo (subindo) , por isto a recomendação de ir mais cedo , assim as chances de alguém estar voltando é menor.

restaueate visconde de maua

Entorno

No seu entorno, tem o Bar e Restaurante do Escorrega com pratos típicos da montanha e música ao vivo aos fins de semana.

Turistas em torno da cachoeira em Visconde de Mauá

Hospedagem

Além do Restaurante, também tem o Bar do Geraldo e o Biroska Bar. Para quem quiser ficar ao lado deste ambiente, tem 2 pousadas a menos de 100 m da cachoeira do Escorrega: Pousada Moriá e a Pousada Jardim das Águas. Esta última, além de estar perto, também tem cachoeiras próprias no seu jardim, visto que o mesmo rio que forma a cachoeira do Escorrega, entra corta a pousada 100m abaixo,

Vídeo sentado

Existem 3 formas de escorregar, sentado é a mais popular para um mergulho em águas límpidas. .

Vídeo deitado

Uma vez com prática, descer deitado pode ser melhor, pois o impacto ao chegar na piscina natural é menor. Uma questão de hidrodinâmica, rs !

Vídeo da Piscina

Contudo, se não quiser escorregar no tobogã natural, um mergulho direto na piscina natural , já vale a pena. Prepare-se antes, pois estamos na montanha e águas é sempre geladinha, mesmo no verão e bem gelado no inverno.

Vídeo Panorâmico

Aliás, só de ficar neste ambiente natural já vale a pena, viemos da natureza e é sempre bom revitalizar nossas conexões com ela !

Vídeo do Bar

O bar do Escorrega costuma bombar em fins de semana, chegue mais cedo para garantir ir sua mesa.

Vídeo da Pousada

Para quem dá preferência a ficar perto da natureza , a Pousada Jardim das Águas tem chalés ao com cachoeiras privativas e fica a 100m da cachoeira do Escorrega.

Vídeo Frontal

Aliás, só de ficar neste ambiente natural já vale a pena, viemos da natureza e é sempre bom revitalizar nossas conexões com ela !

Boa viagem !

É isto aí !! Embora viajar e explorar os encantos de Visconde de Mauá.

Passeios em Visconde de Mauá
Guia Visconde de Mauá Home » Post de Visconde de Mauá » Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá, RJ.
A cachoeira do Escorrega é sem dúvida a mais procurada da região de Visconde de Mauá e apesar de tantas belezas locais, também é considerada pela maioria como o cartão postal de Visconde de Mauá .
Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá, RJ.
15/08/2020
10072
Categorias

Visconde de Mauá não é um município, mas sim uma região turística de montanha localizada no alto da Serra da Mantiqueira, que é composta por 3 vilas principais: Vila de Visconde de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba. 

Devido a sua localização e pelo fato das 3 vilas estarem assentadas em ambas margens do Rio Preto, fronteira natural dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, elas têm partes que pertencem a diferentes estados e municípios: Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Boicaína de Minas (MG).

A região de Visconde de Mauá, assim como suas 3 vilas, se diferenciam de outros locais turísticos por ter muitos rios, córregos, riachos, piscinas naturais e cachoeiras de águas límpidas

Em suma, apesar do clima bucólico, a região de Visconde de Mauá oferece um quê de sofisticação, bem proporcionado por ótimas, pousadas, hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Sejam bem-vindos e nos vemos na montanha encantada !

Visconde de Maua Logo Marca simulando picos de montanhas

Utilizamos cookies no nosso site para lhe dar a experiência mais relevante.