As principais cachoeiras em Visconde de Mauá

Grupo de pessoas em torno de uma Piscina natural em Visconde de Mauá

Os melhores passeios e Cachoeiras em Visconde de Mauá para visitar e aproveitar ao máximo e saber o que fazer em Visconde de Mauá durante o dia

Conheça as principais cachoeiras de Visconde de Mauá e veja porque vale a pena conhecer este paraíso encravado na Serra da Mantiqueira cercada pelo Parque Nacional de Itatiaia.

São mais de 100 cachoeiras catalogadas com piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas para você explorar.

Não deixem de conhecer a Cachoeira do Escorrega, Poço da Maromba e Véu da Noiva acima da vila da Maromba, além das cachoeiras no vale da Santa Clara e Alcantilado

Roteiro obrigatório

A Cachoeira Poção da Maromba tem uma formosa piscina natural na parte de baixo e na parte de cima, você pode saltar de uma pedra que tem 7 metros de desnível. Uma pitada de coragem é necessário .

Dica: é sempre recomendável dar um mergulho antes na parte de baixo para verificar o fundo , o rio é vivo e muda conforme o tempo . após chuvas pode ter um galho, ou uma pedra no seu caminho; prevenir é melhor que remediar.

Poção da Maromba e sua piscina natural
Placa do Poção da Maromba e sua piscina natural

Um mergulho na natureza

Se você dispensa o salto da pedra , entre pela trilha de baixo para entrar na formosa piscina natural sem ter que pular . Diga-se por passagem é o que a maioria dos visitantes fazem.

Piscina natural

A Cachoeira do Poção da Maromba fica logo acima da vila da Maromba. mais especificamente 600 metros acima da Praça da Maromba, a referência é a cachoeira do escorrega, uma vez que o Poção da Maromba fica no meio do caminho para cachoeira do Escorrega , fácil de chegar e entrar.

Casal no leito do rio do Poção da Maromba e sua piscina natural
Piscina natural de águas limpas em Visconde de Mauá

Fácil acesso

Se por ventura, estiver hospedado perto da vila da Maromba, a dica é ir na caminhada, pois aos fins de semanas o acesso a a parte alta da vila da Maromba provavelmente vai estar abarrotada de carros, já que a estrada é estreita e só passa um carro de cada vez e a última coisa que você vai querer estar é num engarrafamento de carros em plena natureza.

Piscinas naturais

A Cachoeira da Santa Clara é outro “!must” para conhecer em Visconde de Mauá. Difere das outras, por ter um grande paredão de pedra e ser a que tem o maior desnível comparando com as de fácil acesso , logicamente, neste caso , escorregar não seria nada bom 

Por outro lado , bem equipado e com pessoas experientes , é a cachoeira para fazer um Rapel em Visconde de Mauá 

Cachoeira da Santa Clara, uma parede alta de pedra com águas cristalinas
Caminho para a Cachoeira da Santa Clara

A natureza te aguarda

Confira as fotos abaixo que dizem mais que palavras.


O vale tem fácil acesso e é conhecido como o berço das águas de Visconde de Mauá.


Tem algumas pousadas e belas trilhas sem movimento de carro para explorar.

Embora caminhar ...

A entrada para o vale da Santa Clara fica a 300 m da Vila da Maromba e a 2,7 km da vila de Maringá.


Além da cachoeira da Santa Clara o mesmo vale tem 2 trutários a cachoeira Toca da Raposa e o Santuário , uma fazenda particular que cobra para entrar.

Rio de Visconde de Mauá adornado pela mata ciliar
Águas descendo uma parede de pedra , aCachoeira da Santa Clara

Pé na trilha

O vale da Santa Clara fica numa em área de proteção ambiental administrado pelo IBAMA e dentro Parque Nacional de Itatiaia, como está do outro lado do Rio Preto, fica dentro do estado de Minas Gerais, já que Visconde de Mauá está bem na divisa de estados de MG com RJ. O mais importante é a garantia de ter e interagir com a natureza pura , bem evidenciado por suas águas limpas e cristalinas ! Bom passeio !

Atreva-se

A Cachoeira do Escorrega é um tobogã natural , que foi esculpido pela natureza após uma forte tempestade (cabeça d´água) em 1966 , fez com que uma única placa de rocha faz o leito do rio , permitindo um deslizamento perfeito que desemboca numa piscina natural profunda de águas limpas e cristalinas .

Hemne descendo a cachoeira numa rampa de perda
Casal sentado na pedra tomando vinho na margem da cachoeira em um artigo de Visconde de Mauá

Um passeio perfeito

Vira e mexe , a cachoeira do Escorrega é palco de filmagens em documentários , novelas e comerciais de tv . Para ver os vídeos das últimas matérias da cachoeira do Escorrega veiculados no Esporte Espetacular e no programa “Vai pra onde ?

É preciso mais coragem , que agilidade para encarar o contagiante desafio, mas a medida em que você vê as pessoas encarando o desafio , o medo vai embora e pronto , é a sua vez !

Boa viagem e bom mergulho !!

Casal dentro da cachoeira
Moça sentada na margem da cachoeira do Escorrega

Águas Cristalinas

” Vamos fugir . Pra outro lugar, baby . Vamos fugir …Onde haja um tobogã , Onde a gente escorregue .Todo dia de manhã . Flores que a gente regue . Uma banda de maçã . Outra banda de reggae . Tô cansado de esperar . Que você me carregue … ” ( Gilberto Gil e Liminha )

Cachoeira do Escorrega

Aos fins de semana tem feira de artesanato . Tem nos arredores um estacionamento, dois bares, restaurantes e duas pousadas . Subindo a cachoeira você vai encontrar mais piscinas naturais.

Casal tomando sol na pedra ás margens da cachoeira