Pousada a 100 m

Confira uma pousada com cachoeiras no jardim e a 100 m do Escorrega

Mais Cachoeiras

Veja as principas cachoeiras de Visconde de Mauá

Bem-vindo

Aventure-se na montanha e desperte sua conexão com a natureza

As Cachoeiras de Visconde de Mauá

Os melhores passeios e Cachoeiras em Visconde de Mauá para visitar e aproveitar ao máximo e saber o que fazer na região de Visconde de Mauá durante o dia . Conheça as principais cachoeiras de Visconde de Mauá e veja porque vale a pena conhecer este paraíso encravado na Serra da Mantiqueira cercada pelo Parque Nacional de Itatiaia. São mais de 100 cachoeiras catalogadas com piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas para você explorar.

A Cachoeira Poção da Maromba tem uma formosa piscina natural com 2 entradas, a primeira te leva na parte de baixo direto a piscina natural, já a segunda te leva a parte de cima, onde você pode saltar de uma pedra de 7 metros de desnível. Em suma, é uma cachoeira, que tem 2 faces: uma tranquila e outra com gosto de aventura.

Poção da Maromba e sua piscina natural
Placa do Poção da Maromba e sua piscina natural

Dica: é sempre recomendável dar um mergulho antes na parte de baixo para verificar o fundo , o rio é vivo e muda conforme o tempo, visto que  após chuvas fortes, pode ter um galho, ou pedra no fundo.

Piscininha

A Cachoeira do Poção da Maromba fica logo acima da vila da Maromba. mais especificamente 600 metros acima da Praça da Maromba, a referência é a cachoeira do escorrega, uma vez que o Poção da Maromba fica no meio do caminho para cachoeira do Escorrega , fácil de chegar e entrar.

Casal no leito do rio do Poção da Maromba e sua piscina natural
Piscina natural de águas limpas em Visconde de Mauá

Fácil acesso

Se por ventura, estiver hospedado perto da vila da Maromba, a dica é ir na caminhada as cachoeiras, visto que você está perto das cachoeiras e aos fins de semanas congestiona, uma vez que a estrada de acesso é estreita e de cascalho.

A Cachoeira da Santa Clara é outro “must” para conhecer em Visconde de Mauá. Difere das outras, por ter um grande paredão de pedra e ser a que tem o maior desnível comparando com as de fácil acesso.

Cachoeira da Santa Clara, uma parede alta de pedra com águas cristalinas
Caminho para a Cachoeira da Santa Clara

O vale da Santa Clara tem fácil acesso e é conhecido como o berço das águas de Visconde de Mauá.

Tem algumas pousadas e belas trilhas sem movimento de carro para explorar.

Embora caminhar ...

A entrada para o vale da Santa Clara fica a 300 m da Vila da Maromba e a 2,7 km da vila de Maringá. 

Além da cachoeira da Santa Clara o mesmo vale tem 2 trutários a cachoeira Toca da Raposa e o Santuário , uma fazenda particular que cobra para entrar.

Rio de Visconde de Mauá adornado pela mata ciliar
Águas descendo uma parede de pedra , aCachoeira da Santa Clara

Pé na trilha

O vale da Santa Clara fica numa em área de proteção ambiental administrado pelo IBAMA e dentro Parque Nacional de Itatiaia, como está do outro lado do Rio Preto, fica dentro do estado de Minas Gerais, já que Visconde de Mauá localiza-se na divisa de estados de MG com RJ. O mais importante é a garantia de ter e interagir com a natureza pura , bem evidenciado nos vídeos de cachoeiras de Visconde de Mauá !

Bom passeio !

Embora caminhar ...

A Cachoeira do Escorrega é um tobogã natural , que foi esculpido pela natureza após uma forte tempestade (cabeça d´água) em 1966 , fez com que uma única placa de rocha faz o leito do rio , permitindo um deslizamento perfeito que desemboca numa piscina natural profunda de águas limpas e cristalinas.

Turistas na cachoeiras em Visconde de Mauá
Duas mulhers sentadas na pedra da cachoeira em Visconde de Maua

Passeios com a natureza

Vira e mexe , a cachoeira do Escorrega é palco de filmagens em documentários , novelas e comerciais de tv . Confira alguns vídeos e bom mergulho. 

É preciso mais coragem , que agilidade para encarar o contagiante desafio, mas a medida em que você vê as pessoas encarando o desafio , o medo vai embora e pronto , é a sua vez !

Boa viagem e bom mergulho !!

Casal dentro da cachoeira