Pousada a 100 m

Confira uma pousada com cachoeiras no jardim e a 100 m do Escorrega

Mais Cachoeiras

Veja as principas cachoeiras de Visconde de Mauá

Bem-vindo

Aventure-se na montanha e desperte sua conexão com a natureza

As Cachoeiras de Visconde de Mauá

Os melhores passeios e Cachoeiras em Visconde de Mauá para visitar e aproveitar ao máximo e saber o que fazer em Visconde de Mauá durante o dia . Conheça as principais cachoeiras de Visconde de Mauá e veja porque vale a pena conhecer este paraíso encravado na Serra da Mantiqueira cercada pelo Parque Nacional de Itatiaia. São mais de 100 cachoeiras catalogadas com piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas para você explorar.

A Cachoeira Poção da Maromba tem uma formosa piscina natural com 2 entradas, a primeira te leva na parte de baixo direto a piscina natural, já a segunda te leva a parte de cima, onde você pode saltar de uma pedra de 7 metros de desnível. Em suma, é uma cachoeira, que tem 2 faces: uma tranquila e uma com adrenalina .

Poção da Maromba e sua piscina natural
Placa do Poção da Maromba e sua piscina natural

Dica: é sempre recomendável dar um mergulho antes na parte de baixo para verificar o fundo , o rio é vivo e muda conforme o tempo, visto que  após chuvas fortes, pode ter um galho, ou pedra no fundo.

Piscina natural

A Cachoeira do Poção da Maromba fica logo acima da vila da Maromba. mais especificamente 600 metros acima da Praça da Maromba, a referência é a cachoeira do escorrega, uma vez que o Poção da Maromba fica no meio do caminho para cachoeira do Escorrega , fácil de chegar e entrar.

Casal no leito do rio do Poção da Maromba e sua piscina natural
Piscina natural de águas limpas em Visconde de Mauá

Fácil acesso

Se por ventura, estiver hospedado perto da vila da Maromba, a dica é ir na caminhada as cachoeiras, visto que você está perto das cachoeiras e aos fins de semanas congestiona, uma vez que a estrada de acesso é estreita e de cascalho.

A Cachoeira da Santa Clara é outro “must” para conhecer em Visconde de Mauá. Difere das outras, por ter um grande paredão de pedra e ser a que tem o maior desnível comparando com as de fácil acesso.

Cachoeira da Santa Clara, uma parede alta de pedra com águas cristalinas
Caminho para a Cachoeira da Santa Clara

O vale tem fácil acesso e é conhecido como o berço das águas de Visconde de Mauá.

Tem algumas pousadas e belas trilhas sem movimento de carro para explorar.

Embora caminhar ...

A entrada para o vale da Santa Clara fica a 300 m da Vila da Maromba e a 2,7 km da vila de Maringá. 

Além da cachoeira da Santa Clara o mesmo vale tem 2 trutários a cachoeira Toca da Raposa e o Santuário , uma fazenda particular que cobra para entrar.

Rio de Visconde de Mauá adornado pela mata ciliar
Águas descendo uma parede de pedra , aCachoeira da Santa Clara

Pé na trilha

O vale da Santa Clara fica numa em área de proteção ambiental administrado pelo IBAMA e dentro Parque Nacional de Itatiaia, como está do outro lado do Rio Preto, fica dentro do estado de Minas Gerais, já que Visconde de Mauá está bem na divisa de estados de MG com RJ. O mais importante é a garantia de ter e interagir com a natureza pura , bem evidenciado por suas águas limpas e cristalinas !

Bom passeio !

Embora caminhar ...

A Cachoeira do Escorrega é um tobogã natural , que foi esculpido pela natureza após uma forte tempestade (cabeça d´água) em 1966 , fez com que uma única placa de rocha faz o leito do rio , permitindo um deslizamento perfeito que desemboca numa piscina natural profunda de águas limpas e cristalinas.

Turistas na cachoeiras em Visconde de Mauá
Duas mulhers sentadas na pedra da cachoeira em Visconde de Maua

Passeios com a natureza

Vira e mexe , a cachoeira do Escorrega é palco de filmagens em documentários , novelas e comerciais de tv . Confira alguns vídeos e bom mergulho. 

É preciso mais coragem , que agilidade para encarar o contagiante desafio, mas a medida em que você vê as pessoas encarando o desafio , o medo vai embora e pronto , é a sua vez !

Boa viagem e bom mergulho !!

Casal dentro da cachoeira