VISCONDE DE MAUÁ TURISMO DE MONTANHA

Principais Atrativos e Cachoeiras em Visconde de Mauá

Cachoeiras em Visconde de Mauá

A região de Visconde de Mauá se destaca de outros destinos de montanhas por ter inúmeras cachoeiras , são mais de 100 cachoeiras catalogadas. Além de da abundância de cachoeiras e piscinas naturais, também tem o destaque de serem cachoeiras de águas limpas e as principais de fácil acesso. Confira abaixo algumas sugestões para você incrementar sua viagem com pitadas de aventuras.

Praça da Maromba em Visconde de Mauá com lojas e a igreja local
Vila da Maromba, Visconde de Mauá, RJ.

Roteiros obrigatórios

Vamos começar pelas cachoeiras mais queridas, e por conseguinte as mais procuradas, visto que além de suas belezas naturais, são cachoeiras de fácil acesso. Para começar , vamos a 3 sugestões que dicam em um só bairro, ou seja, ficam no alto da vila da  Maromba, basta seguir pela única estrada que liga as 3 vilas de Visconde de Mauá ( Mauá, Maringá e Maromba), que você chega nesta vila.

Estrada de cascalho com placa da Vila da Maromba
Estrada Vila da Maromba

03 Cachoeiras Imperdíveis

Assim que passar pela vila da Maromba, começa a sua aventura no principal circuito das águas de Visconde de Mauá. Aí vaõ elas com a distância em relação a Praça da Maromba: Cachoeira Véu da Noiva (200m), Poção dos 7 Metros da Maromba (1km) e por fim a Cachoeira do Escorrega (3 km).

No Circuíto das Águas

A primeira cachoeira após a Vila da Maromba, fácil acesso e ótimo para sua postagem nas mídias sociais. Se tiver com tempo curto,  dê prioridade para o Poção e a Cachoeira do Escorrega.

Placa sinalizando a Vila da Maromba , Visconde de Mauá

Como Chegar

Se por ventura, estiver hospedado perto da vila da Maromba, a dica é ir na caminhada , pois basta subir 200 m acima da Praça da Maromba e virar a esquerda na primeira bifurcação que começa a trilha para Cachoeira Véu da Noiva. 

Placa do Poção da Maromba e sua piscina natural

O Poção dos 7 metros

O Poção da Maromba é uma cachoeira que se destaca por ter uma piscina natural de águas calmas e límpidas, além disso tem fácil acesso. 

Vídeo Poção da Maromba

É preciso mais coragem , que agilidade para encarar o contagiante desafio, mas a medida em que você vê as pessoas encarando o desafio , o medo vai embora e pronto , é a sua vez !

Boa viagem e bom mergulho !!

Casal no leito do rio do Poção da Maromba e sua piscina natural
Como Chegar

A Cachoeira do Poção da Maromba fica logo acima da vila da Maromba. mais especificamente 600 metros acima da Praça da Maromba, a referência é a cachoeira do escorrega, uma vez que o Poção da Maromba fica no meio do caminho para cachoeira do Escorrega , fácil de chegar e entrarS

Poção da Maromba e sua piscina natural
Dicas de mergulho

Também é conhecida como Poção dos 7 metros, pois tem uma pedra com sete metros de altura para que quiser saltar. Porém sempre certifique-se se não há galhos no fundo, dando um mergulho sem saltar pois quando chove o leito do rio muda.

Turistas na cachoeiras em Visconde de Mauá

Cachoeira do Escorrega

A Cachoeira do Escorrega é um tobogã natural , que foi esculpido pela natureza após uma forte tempestade (cabeça d´água) em 1966 , fez com que uma única placa de rocha faz o leito do rio , permitindo um deslizamento perfeito que desemboca numa piscina natural profunda de águas limpas e cristalinas.

Vídeo Cachoeira do Escorrega

É preciso mais coragem , que agilidade para encarar o contagiante desafio, mas a medida em que você vê as pessoas encarando o desafio , o medo vai embora e pronto , é a sua vez !

Boa viagem e bom mergulho !!

Duas mulhers sentadas na pedra da cachoeira em Visconde de Maua
Como Chegar

A Cachoeira do Escorrega fica no fim da Estrada Mauá Maromba, a única estrada que liga as 3 vilas. Basta menter a preferêncial para atravessar as 3 vilas e quando chegar na vila da Maromba, continue por mais 3 km que termina nela Diga-se por passagem, a cachoeira do Escorrega é palco de filmagens em documentários , novelas e comerciais de tv . Confira alguns vídeos e bom mergulho. 

Turistas na cachoeiras em Visconde de Mauá
Administrado pelo IBAMA

A cachoeira do Escorrega também fica dentro do Parque Nacional de Itatiaia, o segundo maior parque florestal do Brasil. É tão grande, que o parque começa na Dutra, onde tem um portal de entrada e sobe toda a Serra da Mantiqueira, abraçando as 3 vilas da região de Visconde de Mauá.

Cachoeira da Santa Clara, uma parede alta de pedra com águas cristalinas

A mais alta cachoeira

A Cachoeira da Santa Clara é outro “must” para conhecer em Visconde de Mauá. Difere das outras, por ter um grande paredão de pedra e ser a que tem o maior desnível comparando com as de fácil acesso.

Vídeo Cachoeira da Santa Clara

Conheça as principais cachoeiras de Visconde de Mauá e veja porque vale a pena conhecer este paraíso encravado na Serra da Mantiqueira cercada pelo Parque Nacional de Itatiaia. São mais de 100 cachoeiras catalogadas com piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas para você explorar.

Caminho para a Cachoeira da Santa Clara
Como Chegar

O vale da Santa Clara tem fácil acesso e é conhecido como o berço das águas de Visconde de Mauá. O acesso para chegar na cachoeira da Santa Clara começa numa ponte de madeira 300 m abaixo da Praça da Maromba. Ao cruzar a ponte siga na estrada da Santa Clara , passe pelo Trutário e quando bifurcar mantenha-se a esquerda, ou siga as placas de sinalização. 

Águas descendo uma parede de pedra , aCachoeira da Santa Clara
Trilha para caminhadas

O vale da Santa Clara fica numa em área de proteção ambiental administrado pelo IBAMA e dentro Parque Nacional de Itatiaia, como está do outro lado do Rio Preto, fica dentro do estado de Minas Gerais, já que Visconde de Mauá localiza-se na divisa de estados de MG com RJ. O mais importante é a garantia de ter e interagir com a natureza pura , bem evidenciado nos vídeos de cachoeiras de Visconde de Mauá !

Bom passeio !

Cachoeiras em visconde de mauá

Fazenda Alcantilado

Uma fazenda privada com muitas cachoeiras e piscinas naturais em só lugar. Por ser privado, cobra-se uma entrada, porém incluí o estacionamento e orientações gerais para explorar o local. Já que não se trata de uma cachoeira , mas um complexo de cachoeiras com vários graus de dificuladade. Um passeio para o dia inteiro.

Como Chegar

Pegue o acesso para o vale do Alcantilado na entrada da Pedra da Gávea, há placas sinalizando, siga por 7 km até ver a sua esquerda uma saída para a Fazenda do Alcantilado e começar sua aventura .

Parque das Corredeiras

O Parque das Corredeiras fica no Vale do Alcantilado e 2 duas grandes atrações turísticas em um só lugar. Primeiro, um parque com atividades turísticas de amplo leque, que incluí : caminhadas, bóia cross, arvorismo, cavalgadas , tirolessa e caminhadas em meia a natureza rica de Visconde de Mauá. No mesmo lugar, também encontra-se outra atração turística, que é o Museu Duas Rodas , uma exposição com mais de 120 motocicletas e outros elementos, contando e ilustrando a história em duas rodas no mundo. Um dos melhores museus do genero no Brasil e no mundo.

Como Chegar

O Parque das Corredeiras fica no Vale do Alcantilado e portanto tem o mesmo acesso inicial acim. Porém uma vez na estrada principal do Vale do Alcantilado verá uma placa a sua esquerda sinalizando sua entrada. Um passeio para família toda com pitadas de aventuras e amantes do motocilcismo.

Cachoeira da Prata

Não é extamente na região de Visconde de Mauá, mas é um passeio alternativo localizado na Vila de Santo Antonio, MG a 22 km de Visconde de Mauá. A vila de Santo Antonio também tem outro atrativo, que é sua Festa Junina no di de Santo Antonio com muito forró , fogueira e comida típica. Aliás, em nossa última visita a esta festa, teve até comida de graça !! 

Como Chegar

Pegue e estrada que leva ao Vale do Alcantilado e mantenha-se sentido a Vila do Mirantão, MG. Ao chegar na vila, mantenha-se na preferencial até chegar na única praça, onde tem uma saída a sua esquerda para pegar um acesso de 5km até chegar no seu destino.

Cachoeira Rio Grande

Mais um passeio alternativo nos arredores da região de Visconde de Mauá no estado de Minas Gerais. Mais especificamente no Mirantão, um passeio para quem tem mais tempo, pois o que não faltam na Serra da Mantiqueira, são cachoeiras para conhecer e mergulhar.

Como Chegar

Pegue e estrada que leva ao Vale do Alcantilado e mantenha-se sentido a Vila do Mirantão, MG. Ao chegar na vila, mantenha-se na preferencial até chegar na única praça, onde tem uma saída a sua esquerda para pegar um acesso de 5km até chegar no seu destino.

Cachoeira 5 Estrelas

Outra opção nos arredores de Santo Antônio. O destaque para este cachoeira é sua alta queda com uma bela vista e peicina natural para um mergulho na natureza.

Como Chegar

Pegue e estrada que leva ao Vale do Alcantilado e mantenha-se sentido a Vila do Mirantão, MG e por conseguinte vem Santo Antônio. Ao chegar na vila de Santo Antonio, pegue a estrada para Paiol por 5,8 km que chegará ao seu destino. Se beber não dirige !

Cachoeira da Saudades

Na mesma área do Vale do Alcantilado, você encontrará este outro ponto turístico banhado por cachoeiras e piscinas naturasi de águas limpas. Assim como as Cachoeiras do Alcantilado , é cobrado uma taxa para entrar, visto que é uma propriedade particular.

Como Chegar

Pegue e estrada que leva ao Vale do Alcantilado e mantenha-se sentido a Mirantão e depois para Barra das Antas. è outro passeio que não fica no principal circuito das águas de Visconde de Mauá , depndendo da vila fica de 10 a 15km , mas fica a dica !

Cachoeira da Fumaça

O detaque desta cachoeira fica por conta de sua queda de água com 200m de desnível. Aliás é tão alto, que no fim da queda as águas se dipresam tanto que parece fumaça, daí vem o nome.

Como Chegar

O principal acesso, é pela Vila de Visconde de Mauá sentido Campo Alegre , oposto ao sentido da Vila de Maringá, principal centro comercial local.

Cachoeira do Marimbondo

Fica no Vale do Pavão é uma das mais belas piscinas naturais da região de Visconde de Mauá. Diferente das outras propostas acima, esta não é uma passeio alternativo, já que este vale fica entre as vilas da Maromba e Maringá. 

Como Chegar

O vale do Pavão fica entre a Vila de Visconde de Mauá e a Vila de Maringá. Um vez pegando a única estrada que entra no vale do Pavão, prossiga por uma média de 6,6 km até o fim da estrada. Mas não pense que chegou, pois depois que termina a estrada de acesso para autos, começa uma trilha entre a bela mata atlântica até terminar nesta paraíso ecológico.

A fim de lhe proporcionar todas informações para ajudar nos seus passeios, confira abaixo mais vídeos dos principasi passeios e cachoeiras em Visconde de Mauá.

Visconde de Mauá não é um município, mas sim uma região turística de montanha localizada no alto da Serra da Mantiqueira, que é composta por 3 vilas principais: Vila de Visconde de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba. 

Devido a sua localização e pelo fato das 3 vilas estarem assentadas em ambas margens do Rio Preto, fronteira natural dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, elas têm partes que pertencem a diferentes estados e municípios: Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Boicaína de Minas (MG).

A região de Visconde de Mauá, assim como suas 3 vilas, se diferenciam de outros locais turísticos por ter muitos rios, córregos, riachos, piscinas naturais e cachoeiras de águas límpidas

Em suma, apesar do clima bucólico, a região de Visconde de Mauá oferece um quê de sofisticação, bem proporcionado por ótimas, pousadas, hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Sejam bem-vindos e nos vemos na montanha encantada !

Viaje ATRAVÉS DE NOSSAS PÁGINAS NAS mídias sociais

oU Compartilhe ESTA PÁGINA EM seu perfil

Visconde de Maua Logotipo imitando picos de montanhas

Utilizamos cookies padrões da web no site