Portal Oficial de Visconde de Mauá. O Primeiro, desde 1998 Portal Oficial de Visconde de Mauá. O Primeiro, desde 1998

Cachoeiras em Visconde de Mauá

Cachoeiras em Visconde de Mauá

 

A região de Visconde de Mauá destaca-se pela abundância de águas limpas que se expressam em diferente formas : rios , cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas . São mais 100 cachoeiras catalogadas .

 

O melhor é que as principais cachoeiras ficam num circuito de fácil acesso , tanto que não é necessário guia para conhecer a maioria delas , basta pegar algumas dicas na sua pousada enquanto de delecia no café da manhã . Abaixo vão as principais cachoeiras de Visconde de Mauá .

CACHOEIRA DO ESCORREGA

A cachoeira do Escorrega é o cartão postal de Visconde de Mauá , ela fica 3 km acima da vila da Maromba . Tem fácil acesso , para quem está hospedado nos arredores da Maromba , dá para ir na caminhada e é um programa quase obrigatório para quem vai a Visconde de Mauá.

Cachoeiras em Visconde de Mauá, Maromba , Escorrega

A cachoeira é um tobogã natural , que foi esculpido pela natureza após uma forte tempestade (cabeça d´água) em 1966 , fez com que uma única placa de rocha faz o leito do rio , permitindo um deslizamento perfeito que desemboca numa piscina natural profunda de águas limpas e cristalinas .

Veja abaixo um panorama 360° da Cachoeira do Escorrega

Vira e mexe , a cachoeira do Escorrega é palco de filmagens em documentários , novelas e comerciais de tv . Para ver os vídeos das últimas matérias da cachoeira do Escorrega veiculados no Esporte Espetacular e no programa "Vai pra onde ? " , veja nosso BLOG .

Ccahoeira do Escorrega em Maromba

É preciso mais coragem , que agilidade para encarar o contagiante desafio, mas a medida em que você vê as pessoas encarando o desafio , o medo vai embora e pronto , é a sua vez !

cachoeiras em Visconde de Mauá

Aos fins de semana tem feira de artesanato. Tem nos arredores um estacionamento, dois bares- restaurantes e duas pousadas . Subindo a cachoeira você vai encontrar mais pisicinas naturais.

" Vamos fugir . Pra outro lugar, baby . Vamos fugir ...Onde haja um tobogã , Onde a gente escorregue .Todo dia de manhã . Flores que a gente regue . Uma banda de maçã . Outra banda de reggae . Tô cansado de esperar . Que você me carregue ... "
( Gilberto Gil e Liminha )

cachoeiras em visconde de maua , rio de janeiro , water falls , brazil 9

VEJA MAIS FOTOS DA CACHOEIRA DO ESCORREGA CLICANDO AQUI.  VEJA TAMBÉM OS VÍDEOS DA CACHOEIRA DO ESCORREGA: VÍDEO 0  , VÍDEO 1VÍDEO 2,VÍDEO 3VÍDEO 4 e VÍDEO 5

POÇÃO DA MAROMBA (Poção 7 Metros)

pocao da maromba_visconde de maua

O poção tem 7m de profundidade e reserva um local para saltos de uma pedra com 8 m de altura . É sempre bom dar um mergulho antes e verificar o fundo , o rio é vivo e muda conforme o tempo .

Veja uma Panorâmica 360° do Poção 7 metros

Se você dispensa o salto da pedra , entre pela trilha de baixo para entrar nas piscinas naturais sem pular . Fica 1 km acima da vila da Maromba no caminho para cachoeira do Escorrega , fácil de chegar e entrar.

Piscinas naturais em Maromba , Visconde de Mauá

VEJA O VÍDEO DO POÇÃO DA MAROMBA

cachoeiras em visconde de maua , rio de janeiro , water falls , brazil 11

VALE DA SANTA CLARA

 

O vale da Santa Calra fica entre as vilas de Maromba e Maringá , é só atravessar a ponte a proveitar o vale com inúmeras cachoeiras e 2 trutários

CACHOEIRA DA SANTA CLARA

Veja abaixo uma panorâmica 360° da Cachoeira da Santa Clara

A cachoeira da Santa Clara é uma das cachoeiras mais altas e conhecidas da região de Visconde de Mauá , após a queda tem uma piscina natural , para os mais radicais dá para praticar o rapel. Tem fácil acesso para quem está em Maromba , ou no próprio vale da Santa Clara , deste pontos dá para ir numa leve caminhada ; para quem está em Maringá é melhor ir de carro (5 km) . 

Veja aqui o vídeo da cachoeira da Santa Clara

Rio Santa Clara e Piscinas Naturais

CACHOEIRA TOCA DA RAPOSA

A cachoeira Toca da Raposa tem local para estacionar o carro e depois de uma caminhada leve de 5 min , atravessando pontes e beirando o rio , chega-se a Toca da Raposa.

Outras opções no vale da Santa Clara que devem entrar no roteiro são as cachoeiras Toca da Raposa , Santuário e dois trutários : o Truta Rosa e o Truta da Floresta , o último é mais simples e mais afastado , porém a truta pescada e feita na brasa na hora .  Abaixo , cachoeira da Borboleta a poucos metros da Toca da Raposa .

cachoeiras em visconde de maua , rio de janeiro , water falls , brazil 32

PISCINAS NATURAIS

Diferente de outras regiões serranas bem conhecidas , tais como Monte Verde e Campos do Jordão , a região de Visconde de Mauá é rica em rios , cachoeiras e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas para serem desbravadas .

Muitas cachoeiras já foram analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz (USP) e catalogadas como cachoeiras de água mineral e potável . Encontrar uma piscina natural só para você, como as das fotos abaixo, é muito fácil .

PIscina natural da Pousada Jardim das Águas em Maromba , Visconde de Mauá

Basta uma caminhada , acima da vila da Maromba e nos vales da Santa Clara e Alcantilado , que com certeza , você vai encontrar a sua . Mas por favor , quando for visitar nossas cachoeiras , não deixe e não leve nada , além de saudades e fotos.

visconde de maua rio pousada jardim das aguas

CACHOEIRAS DO ALCANTILADO

As cachoeiras do Alcantilado ficam numa fazenda no vale do Alcantilado . São várias cachoeiras e piscinas naturais . É a única desta página que cobra para entrar . Tem estacionamento e bar .

Cachoeiras do Alcantilado

PEDRA SELADA

A Pedra Selada fica nas escarpas da Serra da Mantiqueira . Para chegar até lá , é melhor ir de carro até o pé da montanha e de lá seguir uma trilha forte até o pico . Leva-se em média 3 horas de caminhada até o cume .

A Rent a Horse (foto abaixo) faz passeios no entono com reservas , www.rentahorse.net

Para "escalaminhar" até o cume da Pedra Selada é necessário guia, e preparo físico , pois lá você estará a 1775 m de altura

cachoeiras em visconde de maua , rio de janeiro , water falls , brazil1

Veja a panorâmica 360º do Pico da Pedra Selada abaixo:

PICO DAS AGULHAS NEGRAS

trekking e cavalgadas em visconde de maua

O Pico das Agulhas Negras está localizado a 2.787 m de altitude dentro do Parque Nacional de Itatiaia .

Maromba x Pico das agulhas negras

A caminhada até o Pico , saindo de Maromba , é uma aventura de no mínimo dois dias

Quem se habilita , precisa estar bem preparado fisicamente, equipado e acompanhado com um bom guia .As nascentes chegam a congelar nos meses de julho e agosto.

Visconde de Mauá não é só para casais , a região oferece várias opções de entretenimento , todas associadas a natureza , tais como andar a cavalo e pescar trutas nos trutárioa da região ...

OUTROS PASSEIOS

pesca de truta em Visconde de Maua

Outra cachoeira interessante e fácil para conhecer , é a cachoeira Véu da Noiva (foto do meio acima) , que fica na vila da Maromba logo acima da vila .

Visconde de Mauá é um dos poucos lugares no Brasil , onde ainda podemos nos banhar em rios de águas limpas e cristalinas.

cachoeira do escorrega em visconde de maua maromba