Visconde de Mauá

Onde a natureza impera e inspira !

Bem-vindo

Aventure-se na montanha e desperte sua conexão com a natureza

Mais Cachoeiras

Veja as principas cachoeiras de Visconde de Mauá

Chalé com Cachoeiras

Dê mais charme a sua estadia

Aventuras em Visconde de Mauá

A fim de ajudar no seu roteiro para saber o que fazer durante o dia, veja aqui algumas dicas de passeios com sabor de aventuras em Visconde de Mauá. Com certeza, você vai encontrar tudo o que precisa saber para se desbravar em meio a natureza de Visconde de Mauá, seja ela a dois , ou em família.

Caminhadas

A melhor forma de conhecer Visconde de Mauá é andando , visto que são muitas as opções de trilhas e cachoeiras

A fim de facilitar seu roteiro, comece explorando o alto da vila da Maromba, já que lá estão as melhores cachoeiras e piscinas naturais para um mergulho em águas refrescantes e revigorantes.

Caminho para o vale da Santa Clara

Trilhas

Como existem muitas opções de passeios com diferentes graus de dificuldades. 

Para conhecer as cachoeiras no alto da Vila da Maromba, a dica é deixar o carro praça da Maromba e subir i a pé. Desta forma , você evita o transito local, que é comum em fins de semanas.

Trilha de terra

Cavalgadas

Se acaso você gosta de cavalgar, tem vários pontos de locação de cavalos em suas 3 vilas : Maromba , Maringá e Visconde de Mauá. Porém, para cavalgar em cavalos de raça,  você encontrará no  Haras Águas Claras e no Haras Rent a Horse .

Mulher em cima do cavalo com vista da Serra da Mantiqueira

Além dos haras que oferecem cavalos de raça , você também encontrará outras opções mais econômicas, que podem ser encontradas na eira da estrada Mauá- Maromba, ou na vila da Maromba, assim como na vila de Maringá.

Placa sinalizando contato para locar cavalos

Pesca de truta

A região de Visconde de Mauá é rica em águas cristalina, que descem direto do Parque Nacional de Itatiaia, desta forma oferece um ambiente favorável a criação de trutas. Tanto que há muito pontos de criação de trutas para você pescar seu almoço. Por exemplo: o Truta Rosa e o Truta da Floresta, ambos no vale da Santa Clara, que também tem uma bela cachoeira para visitar.

Rio entre pedras com piscina natural em Maromba

Rapel , cannoying e tirolessa

Para os mais radicais a região de Visconde de Mauá também tem ótimas opções para os aventureiros.  : Só para ilustrar , no Parque das Águas, que fica no vale do Alcantilado, tem atividades radicais, tais como: tirolesa e rapel. Além disso , tem outras empresas que te levam para outros pontos turísticos, a fim de praticar seu esporte favorito com segurança . .

Moça se espreguiçando na cachoeira de Visconde de Mauá

Corredeiras do alcantilado

Outra opção de passeios com aventuras, é o Parque Corredeira  das Águas, uma fazenda com muitas cachoeiras para explorar. 

Porém, é local privado e paga-se uma entrada para entrar.

Placa sinalizando as vilas de Visconde de Mauá

Locação de motos

Por ouro lado, se caminhar não é sua praia, há outras formas de explorar de Visconde de Mauá, tal como locar uma moto, ou quadriciclo.  

Tem várias empresas na região, principalmente nas vilas principais.  

Contudo, não deixe de usar o capacete para não estragar seu passeio .

Homem em Visconde de Maua com moto ao lado

Agora , a trilha que une Visconde de Mauá ao Pico das Agulhas Negras foi aberta ao público , ela começa na cachoeira do Escorrega ou no vale do Pavão .

É uma trilha de alto grau de dificuldade , mas que vale a pena o passeio , mais informações em vídeos , ou em nossa página no Facebook.

Escarpas do Pico das Agulhas Negras

Trilhas de longa distâncias

Além da trilha para o Pico das Agulhas Negras , tem outras trilhas de alto grau de dificuldade que vale a pena ressaltar , tal como a trilha que leva para o alto da Pedra Selada e a para a cachoeira da fumaça .

Vista panorâmica das Montanhas de Maua

O verão é melhor época para descer o rio em boias ou caiaque , já que nesta época do ano a vazão do rio é mais forte.

A fim de garantir sua segurança, nunca deixe de usar seu equipamento de segurança.

Casa ao lado do rio em Visconde de Mauá na fronteira de dos estados de MG com RJ

A cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá é um “must” e é considerada o cartão postal da região. Localiza-se no fim da estrada Mauá-Maromba, apesar de ser a última a se chegar, é a primeira a receber as águas limpas que descem do Parque Nacional de Itatiaia.

É preciso muita coragem para saltar de uma pedra de 7 metros do Poção da Maromba, mas dá para entrar sem emoção pela parte de baixo, que tem uma piscina natural de dar emoção sem ter que saltar da pedra de 7 metros. Se for saltar da pedra, evite o salto, se choveu forte.

A Cachoeira da Santa Clara é a mais alta de Visconde de Mauá dentro do “circuito fácil ” de passeios entre a natureza . Por ter um paredão alto , é a preferida dos aventureiros que praticam esportes radicais, tal como o Rapel.  Para entrar sem emoção , existe um caminho por baixo da cachoeira.