Casas da época colonial em Visconde de Mauá

O Barão de Mauá

Vista panorâmica das Montanhas de Maua

O Barão de Mauá

Irineu Evangelista de Sousa (1822-1889), o Barão de Mauá, não só colocou Visconde de Mauá no mapa desde a época colonial, mas também foi um grande empreendedor.

Igreja com campo de futebol na frente da vila de Visconde de Mauá num dia ensolarado

Pioneiro e Inovador

Existem muitos livros sobre o Barão de Mauá , visto que foi um empreendedor e inovador para época, que do rural começava sua transformação industrial, catalizado pela Revolução Industrial de 1915.

Mas em suma,  podemos explanar, que o Barão de Mauá começou seu caminho empreendor do zero. Após a  a morte drástica de seu pai, mudou-se para São Paulo e começou seu trajeto como balconista no setor varejista.

Agua descendo verticalmente em ucahoeira em Visconde de Mauá

Pioneiro e Inovador

Em suma,  podemos explanar, que o Barão de Mauá começou seu caminho empreendor do zero. Após a  a morte drástica de seu pai, mudou-se para São Paulo e começou seu trajeto como balconista no setor varejista.

Afortunado e dedicado, aprendeu com seu chefe inglês e ser um bom comerciante.

Seu chefe teve que voltar para Inglaterra e Irineu assumiu o negócio com prosperidade e inciou seu caminho empreendedor com  caminho com muitas conquistas em diferentes áreas econômicas. 

Placa na estrada para Visconde de Mauá com altitude de 1400 metros

Chegando em Mauá

No que concerne sua vinda a região de Visconde de Mauá em 1870, foi devido a uma concessão que o Barão de Mauá obteve do Imperador de Portugal para explorar a região e produzir carvão vegetal .

Concomitantemente a isto, seu filho implantou um núcleo de colônia para imigrantes europeus, que se indentificavam com um clima mais parecido de suas terras natais.

Jardim de araucárias e montanhas ao fundo em Maromba

O Início

Porém, muitos voltaram , os colonos que ficaram, princpalmente imigrantes provindos da Alemanha e países nórdicos da Europa; começaram a receber amigos e parentes, que se deslumbravam com a paissagem e riqueza natural local e acenderam a primeira chama turística de Visconde de Mauá.

Aos poucos Visconde de Mauá foi caindo no comentário popular e por volta de 1960 a 1970 começaram a chegar mais “turistas”, principalmente Hippies que ficaram deslumbrados com a vila da Maromba, devido a uma riqueza natural imensurávele catalizaram a região como um pólp Turístico e encantador para os paixonados por natureza.

Pessoas sentadas nas pedras em torno de uma cachoeira de Visconde de Mauá

A Faísca do Turismo

Com tantas virtudes e belezas naturais, não demorou muito, para a região de Visconde de Mauá se tornar um pólo turístico e assim começou o turismo local.

O Barão de Mauá foi pioneiro, mas suas ambições eram maiores e começou a explorar e implantar industrias em várias regiões do Brasil. Podemos exemplificar com a construção da priemeira ferrovia do Brasil, além de atuações no mercado naval e bancário.

Placa na estrada para Visconde de Mauá com altitude de 1400 metros

Conquistas pelo Brasil

Além de suas conquistas na área empreárial, também atual politicamente como um grande opositor contra a escravidão vigente da época.

Não só tinha vocação como grande empreendeor e empresário, mas também capacidade, visto que prosperou em todas as áreas que atuava até ter problemas com um banco que fundou. 

Trilha de terra na vila de Maringá s em Visconde de Mauá

O Inovador

Capitalista, liberal e inovador é até hoje referência e guru de muitos empresários.

Se for notar, tem muitas praças e ruas em sua homenagem, desde Santos, Rio de Jnaeiro e até na Amazonia, sem contar suas conquistas no estrangeiro. 

É isto aí, espero que tenham gostado de nosso resumo do Barão de Mauá.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Atual

Mais Posts

Avaliações

Selo Trip Advisor 2021 Apesar da crise, mais um ano com a garantia de um selo de garantia do TripAdvisor, o maior site de avaliações

Casas da época colonial em Visconde de Mauá

O Barão de Mauá

Irineu Evangelista de Sousa (1822-1889), o Barão de Mauá não só colocou Visconde de Mauá no mapa desde a época colonial, mas também foi um grande empreendedor.

Turistas na cachoeiras em Visconde de Mauá

Passeios

Vídeo de passeios imperdíveis em Visconde de Maua, em foco a cachoeira do Escorrega , que tem forma de tobogã.