Qual é a melhor época para ir ?

O Guia Turístico Oficial da Região, Mauá RJ - MG

Visconde de Mauá: Quando ir?

Quando ir à Visconde de Mauá?

Certamente, saber qual é a melhor época para visitar Visconde de Mauá depende de questões subjetivas, assim como fatores climáticos.

Dependendo do que você está buscando, a melhor época para visitar Visconde de Mauá pode variar. Você está mais interessado em dias quentes ou prefere o frio da montanha?

Mas vamos focar no quesito climático, que é menos complicado .

Em questão de clima, a maioria prefere viajar durante o inverno para curtir o frio e clima da montanha.

Porém se você é fã de temperaturas mais baixas, o inverno é a melhor época para visitar a região de Visconde de Mauá. Pois, além do frio típico da montanha, durante o outono e inverno raramente chove.

Contudo, vai do gosto , pois muitos viajam no verão para fugir das altas temperaturas desta estação e se refrescar com o clima tropical de altitude da região de Visconde de Mauá.

No entanto, Visconde de Mauá durante o verão pode ser um ar condicionado natural durante o verão, mas as chances de chuvas são maiores nesta estação.

Visto que num regime tropical , chove mais durante o verão e menos durante o inverno.

Mas em suma, independentemente da época que você escolher, tenha certeza de que Visconde de Mauá oferece paisagens incríveis e uma experiência única para os amantes da natureza.

Onde ir durante o dia ?

Para quem gosta de se aventurar em meio a natureza, comece explorando o alto da Vila da Maromba , assim como o Vale da Santa Clara, já que nelas estão as cachoeiras mais procuradas da região. 

Como são cachoeiras que brotam dentro do Parque Nacional de Itatiaia,  suas  águas são limpas e cristalinas.

Além disso, existem muitas trilhas para caminhar pela região, com opções para todos os níveis de dificuldade. 

Neste contexto, não deixe de conhecer os principais atrativos locais: a Cachoeira do Poção (Vila da Maromba) , Cachoeira da Santa Clara (Vale da Santa Clara) e a Cachoeira do Escorrega (Vila da Maromba).

Entretanto, se tiver mais tempo, complemente com passeios localizados no Vale do Alcantilado, Vale das Cruzes e Vale do Pavão. 

Por fim, outra opção para se fazer em Visconde de Mauá em caso de chuva, é visitar as lojinhas de artesanato local e experimentar a gastronomia típica da região em restaurantes aconchegantes.

Onde ir à noite ?

As três vilas oferecem várias opções de bares, lojas de artesanato e restaurantes. Porém, a Vila de Maringá é a mais procurada durante a noite,  já que tem restaurantes charmosos com lareira e jantares à luz de velas. 

Outra dica par ir durante a noite para comer bem é a Vila de Visconde de Mauá, tal como o Restaurante Gosto com Gosto. 

Já a Vila da Maromba se destaca mais durante o dia,  devido às suas belas cachoeiras, mas também tem bares e restaurantes para ir à noite, tal como o Bar Jim Morrison e o Restaurante do Moises.

Diga-se por passagem, a Vila da Maromba era uma grande referência para ir à noite nos anos 90, pois era palco de encontros alternativos improvisados na praça da Maromba entre fogueiras e rodas de violão.

Independentemente da escolha da vila, os turistas terão muitas opções para aproveitar a região e curtir a viagem.

Independente da escolha de qual vila ir, geralmente a noite a temperatura na região de Visconde de Mauá é sempre mais frio que as capitais próximas. 

Placa sinalizando a altitude na Serra da Mantiqueira indo para visconde de maua

Temperatura em Visconde de Mauá

Apesar do clima tropical não ter muitas variações no seu clima e temperatura.

A região de Visconde de Mauá tem temperaturas bem mais que as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro .

Inclusive o Pico das Agulhas Negras , que fica perto da região, tem 2787 m de altura e até neve já teve.

Clima em Visconde de Mauá

Como a região de Visconde de Mauá encontra-se entre os Trópicos de Capricórnio e de Câncer, o clima é considerado como Clima Tropical.

Porém, devido a alta altitude da região em relação a média das cidades brasileiras (1400 m), o clima em Visconde de Mauá também é caracterizado como Clima Tropical de Altitude , ou Clima Tropical de Montanha.

Isso significa que as temperaturas na região são mais baixas que as cidades vizinhas localizadas no vale do Ribeira, tais como Resende e Itatiaia. Tanto que durante o outono e inverno não é raro gear em Visconde de Maua.

Montanhas e vales da região de Visconde de Maua RJ

Viaje com segurança

De modo geral a região de Visconde de Mauá não é perigosa , já que está em uma área rural longe dos problemas e conflitos urbanos, entretanto temos algumas orientações de como chegar .

Primeiramente, o cuidado maior é no seu trajeto, pois a apesar da Rodovia Dutra ser uma boa estrada, é bem movimentada.

Além disso, redobre sua atenção ao sair da Dutra, pois começa a RJ 163 para subir a Serra da Mantiqueira pela RJ 163 , uma estrada íngreme e sinuosa.

Logo, se for a primeira que está indo para a região de Visconde de Mauá, aconselhamos ir durante o dia para evitar eventuais nevoeiros e ainda aproveitar a vista.

Serviços e Telefones Úteis

Infelizmente, não sabemos quando os problemas chegam, então encontre os números de telefones , serviços públicos e todas as informações úteis.

Principalmente quem está viajando pela primeira vez para Visconde de Mauá .

Vídeo da Serra da Mantiqueira

Na primavera e outono segue a regra, mas tende mais ao frio que o calorzinho do verão. 

Boa viagem e aventure-se em Visconde de Mauá 

Histórias Visuais

Igualmente ao Stories das mídias sociais, agora também é possível visualizar Histórias Visuais na web.

Para exemplificar, nada melhor que começar a explorar a Serra da Mantiqueira em Histórias Visuais.

Mídias Sociais de Visconde de Mauá

A propósito, também temos muitas imagens da região de Visconde de Maua em nossas mídias sociais do Facebook e Instagram.

São mais de 400 mil seguidores distribuídos nas plataformas 3 principais plataformas, junte-se tribo !

Sem dúvidas, são ótimas referências , pois além de mais imagens, você encontrará muitas resenhas, comentários e avaliações de pessoas reais.

Guia nas Mídias Sociais
Pousadas nas Mídias Sociais
Pousadas com Cachoeiras

Compartilhe com quer viajar