VISCONDE DE MAUÁ: TURISMO DE MONTANHA

Bem-vindo a Visconde de Mauá

BEM-VINDOS À VISCONDE DE MAUÁ

Sejam bem-vindo à Visconde de Mauá , segue uma pequena explanação sobre a região de Visconde de Mauá, localizada no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira entre exatamente na fronteira dos estados de Minas Gerais com Rio de Janeiro. 

Vista panorâmica das Montanhas de Maua

AS 3 VILAS DE VISCONDE DE MAUÁ

A região de Visconde de Mauá não é um muncípio como muitos pensam, mas sim uma região remota e turística composta por 3 vilas principais : Maromba , Maringá e Visconde de Mauá. 

Rua do comercio com pessoas caminado entre lojas , Visconde de Mauá

ONDE FICA E COMO CHEGAR VISCONDE DE MAUÁ

O principal acesso é pela Rodovia Nova Dutra, saída 311, entre os muncípios de Itatiaia e Resende, RJ. Após sair da Dutra, você vai subir a serra por 30 km até chegar na primeira vila : a Vila de Visconde de Mauá . Na sequência e por mais 8 km , chega-se a Vila de Maringá e por fim, depois de mais 3km, chega-se a Vila da Maromba. A região de Visconde de Mauá está numa área de proteção ambiental (APA) cercada pelo Parque Nacional de itatiaia , o segundo maior do Brasil. 

Mulher sentada na pedra com pés na cachoeirade Visconde de Mauá
CLIMA DE VISCONDE DE MAUÁ

O clima é classificado como tropical de montanha com inverno rigoroso e verão suave . No inverno , de junho a agosto , a temperatura varia de – 2 a 13 º C e não costuma chover , não é raro gear . No verão chove com mais frequência, principalmente chuvas vespertinas , a temperatura varia de 8 a 27 º C.

Homem deslizando numa pedra da cachoeira em Visconde de Mauá

ATRATIVOS TURÍSTICOS DE VISCONDE DE MAUÁ

O destaque da região é a abundância de rios , córregos , cascatas , cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas , cenário perfeito para casais e famílias que buscam se integrar com a natureza . São inúmeras as trilhas para caminhar ou correr , de poucas horas até o dia inteiro , a maioria termina em belas cachoeiras e as principais e mais procurados passeios diurnos estão no alto da vila da Maromba

ONDE IR A NOITE EM VISCONDE DE MAUÁ

A vila de Maringá é o principal centro comercial da região de Visconde de Mauá , lá você vai encontrar os melhores restaurantes , além de lojas de artesanato , bares , farmácia , padaria e mercadinhos . Como é dividida pelo Rio Negro, fronteira de estado, tem uma parte no estado de MG e outra no RJ.

Praça da Maromba em Visconde de Mauá com carros e a Igreja ao lado

GASTRONOMIA DE VISCONDE DE MAUÁ

A gastronomia de Visconde de Mauá é inspirada na boa atmosfera do lugar , refletindo em excelentes pratos , tais como : fondues , trutas , massas , comida mineira e alemã . Os principais restaurantes se encontram na vila de Maringá . 

Mulhersentada na pedra numa achoeira em Visconde de Mauá

CACHOEIRAS PRINCIPAIS EM VISCONDE DE MAUÁ

A vila da Maromba e o vale da Santa Clara são vizinhos e mais simples no quesito urbanização , porém são áreas ricas em águas limpas com muitas trilhas , cachoeiras , piscinas naturais e trutarios para serem explorados.

Além disso a Vila da Maromba é a primeira vila a receber as águas que descem do Parque de Itatiaia,  proporcionando cachoeiras e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas , que podem ser confirmadas pelo seu brilho e transparência .

Visconde de Maua Home » Post de Visconde de Mauá » Bem-vindo a Visconde de Mauá
Bem vindo a região de Visconde de Mauá está no eixo RJ-SP numa área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia. O diferencial da região está na abundância de cachoeiras , rios e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas . Neste cenário bucólico , encontra-se um quê de sofisticação, proporcionado por ótimas pousadas e restaurantes.
Bem-vindo a Visconde de Mauá
04/09/2020
17091
Categorias

Visconde de Mauá não é um município, mas sim uma região turística de montanha localizada no alto da Serra da Mantiqueira, que é composta por 3 vilas principais: Vila de Visconde de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba. 

Devido a sua localização e pelo fato das 3 vilas estarem assentadas em ambas margens do Rio Preto, fronteira natural dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, elas têm partes que pertencem a diferentes estados e municípios: Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Boicaína de Minas (MG).

A região de Visconde de Mauá, assim como suas 3 vilas, se diferenciam de outros locais turísticos por ter muitos rios, córregos, riachos, piscinas naturais e cachoeiras de águas límpidas

Em suma, apesar do clima bucólico, a região de Visconde de Mauá oferece um quê de sofisticação, bem proporcionado por ótimas, pousadas, hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Sejam bem-vindos e nos vemos na montanha encantada !

Visconde de Maua Logo Marca simulando picos de montanhas

Utilizamos cookies no nosso site para lhe dar a experiência mais relevante.