Condições da Estrada

Um lugar onde a natureza impera e inspira !
O Guia Turístico Oficial da Região de Visconde de Mauá RJ

Condições da estrada para Visconde de Mauá

Uma vez na Dutra, pegue a a saída 311 para subir a Serra da Mantiqueira pela RJ 163 que termina em Visconde de Mauá. A uma década atrás era tudo de terra este acesso de 35 km de subida. 

Asfalto chegou

No começo de 2011 começou os primeiros projetos para pavimentar a subida da Serra a Visconde de Mauá. Depois de muita polêmica, foi concretizado este projeto e atualmente está 90% pavimentada. 

Obras na pista

Contudo, devido as chuvas de verão que vieram antes, há muitos pontos críticos , onde só um carro passa. A boa notícia, é que as obras estão a todo vapor e ficamos na torcida para que as obras fiquem prontas antes das chuvas de março. Saiba mais como chegar em Visconde de Mauá e boa viagem !

Obras na pista para Visconde de Mauá

Clima e Estrada

Como a região de Visconde de Mauá está em uma área no alto da Serra da Mantiqueira de alta altitude (1400 a 2000 m) , o clima é considerado Tropical de altitude, é frequente chover mais durante os meses de verão, assim como chover menos durante o outono-inverno. E este ano não está sendo diferente com chuvas vespertinas frequentes.

Região Sudeste

Além disso, como a região de Visconde de Mauá está no vale do Ribeira entre São Paulo e Rio de Janeiro, geralmente a previsão de chuva é mesma das capitais destes estados. Ou seja, chove mais no verão e menos no inverno. Saiba como chegar das principais capitais em Visconde de Mauá.

Temperatura

Porém , apesar das semelhanças no regime fluvial, vale ressaltar que em termos de temperatura Visconde de Mauá está no alto da Serra da Mantiqueira e por conseguinte tem temperaturas mais baixas. A fim de exemplificar ,  já tivemos mínima de 8 C neste verão e máxima de 16 C. Veja nosso artigo relacionado de quando é a melhor época para ir em Visconde de Mauá.

Zona de Convergência do Atlântico sul

Contudo a zona de convergência do atlântico sul tem andado mais ao norte e as chuvas fortes registradas na região central de MG, não afetou a região de Visconde de Mauá, que fica no sul do estado, bem na fronteira com RJ.

Apesar da estrada RJ 163 ter alguns pontos críticos (foto acima) desde 2021, os eventuais problemas agravados pelas chuvas de verão, têm sido resolvidos prontamente. Visto que há muitas máquina na pista desde 2021 , quando iniciaram as obras de melhorias na subida da serra (RJ 163).

A boa notícia é que a partir de amanhã a previsão é de sol ! Boa viagem !