O diferencial da região está na abundância de rios, cachoeiras e piscinas naturais de águas limpas e cristalinas que nascem acima da região de Visconde de Mauá dentro do Parque Nacional de Itatiaia e descem rio abaixo permeando as 03 vilas de Visconde de Mauá.

Neste cenário bucólico, encontra-se um quê de sofisticação, proporcionado por ótimas pousadas, bares, restaurantes e lojas de artesanato. 

Explore o site e encontre seu roteiro de acordo com seu perfil .

Bem vindo a montanha encantada e boa viagem !

Moca em pé em cima das pedra da cachoeira do Escorrega
Rua em Visconde de Mauá com restaurantes lado a lado em Maringá, Visconed de |Mauá

Conheça as 3 vilas de Visconde de Maua:  Maromba, Maringá e Mauá. Todas assentadas às margens do Rio Preto

Estrada para Visconde de Mauá

Aprenda como chegar em Visconde de Mauá de partindo do Rio de Janeiro e São Paulo; Além de saber também como chegar

Vila de Maringá a noite com pessoas passeando

Escolha e explores os principais restaurantes de Visconde de Mauá e saiba onde comer de acordo com seu gosto e bolso 

Conheça as principais cachoeiras da região de Visconde de Mauá e veja porque vale a pena conhecer este paraíso encravado na Serra da Mantiqueira. 

São inúmeras as trilhas, cachoeiras e piscinas naturais para você explorar em Visconde de Mauá nas 3 vilas,  sendo a maioria de fácil acesso.

O melhor é que são cachoeiras de águas limpas cristalinas, pois suas nascentes ficam em área de proteção ambiental

Áreas que são protegidas pelo IBAMA e administradas pelo Parque Nacional de Itatiaia, o segundo maior do Brasil, tal reserva é tão grande começa na Dutra e sobe abraçando toda a região de Visconde de Mauá.

 

Cachoeira da Santa Clara e seu paredão de pedra, a mais alta de Visconde de Mauá

Não sabe onde ir em Visconde de Mauá e está com pouco tempo, segue um trio imperdível, que estão  no alto da vila da Maromba. Melhor ir na caminhada, mas elas têm fácil acesso de carro, porém em estrada de cascalho: 

1) Cachoeira do Escorrega

2) Poço da Maromba 

3) Cachoeira da Santa Clara 

Ou confira o índice das principais cachoeiras em Visconde de Mauá com mais detalhes e opções;

Moça se espreguiçando na cachoeira de Visconde de Mauá

Conheça as Pousadas em Visconde com cachoeiras ao lado dos chalés e exclusivas deste Guia de Visconde de Mauá.  

São duas pousadas vizinhas “pé na cachoeira” e as mais altas na margem do principal rio de Visconde de Mauá. As últimas da estrada principal (Mauá Maromba), onde também fica cachoeira do Escorrega, porém são as primeiras a receberam as águas cristalinas que descem do Parque Nacional. 

 

A Pousada di Stefano fica literalmente na margem mineira da cachoeira do Escorrega (foto)

Curiosidade: apesar das pousadas serem vizinhas e estarem no mesmo bairro , elas ficam em diferentes estados, já que as estão em margens opostas do rio de Visconde de Mauá, que é fronteira natural dos estados do RJ com MG.

Elas só não tem o mesmo nome, pois são separadas pelo rio, porém ambas oferecem chalés isolados ao lado de cachoeiras com tv, lareira, frigobar, ante sala e banheira. 

 

Mulher sentada bem beira do rio de Visconde de mauá

O mesmo rio da cachoeira do Escorrega, desce por 100 m e entra na Pousada Jardim das Águas , formando cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas privativas e exclusivas de seus hóspedes (foto) .

Como a pousada está na margem oposta da Pousada di Stefano (MG), a Pousada Jardim das Águas fica  no estado do Rio de Janeiro.

Ambas pousadas são do mesmo grupo, mesmo valor e perfil, inclusive compartilham o mesmo sistema de reservas., além do diferencial de terem cachoeiras limpas e cristalinas em seu jardim .

Rio de Visconde de Mauá passando pela pousada Jardim das Águas