No laboratório
Nas tardes de sextas, o Professor costumava reunir seu alunos para uma conversa informal, mas sem perde o cunho científico. Em outras palavras, ele incitava, que nós alunos, colocássemos para fora algumas ideias informais para construir modelos científicos e teses que tinham potencial para um modelo científico para criar e executar teses interessantes.
Numa tarde inspirada, Ed começou a puxar conversa como Prof. , apesar da sua timidez , também rolava um certo medo em todos, pois a única coisa que não queríamos era ser zombado pelo Mestre com idéias absurdas.
Começou ele:
-Professor, não sei se vai concordar com tudo, mas queria compartilhar um modelo de fácil entendimento sobre o funcionamento do cérebro.
-Inclusive, apesar do modelo ser simplista, dá para adaptar e incluir muito do que a gente faz aqui no laboratório – concluiu Edy.
-Prossiga meu caro , sou todos os seus ouvidos -disse o Professor.
-Então Professor, baseado na sua admiração sobre o estudo da consciência, consegui montar um modelo, que explica bem a formação da consciência e sua interação com os diferentes ambientes: externos e internos.
-Vamos lá. Meu modelo da consciência , diga-se por passagem em seus 2 estados : vigília e sono, é baseado no numa bicicleta.
O Professor franziu a testa, expressando um pouco de descrédito, mas Ed começou a sua explanação.
-Veja bem , antes mais nada vou ter que descrever as peças de uma bicicleta e depois vou trocar estas peças pelas peças e núcleos cerebrais.
-Interessante – disse o Professor.
-Esta fusão de informações é feita pela corrente da bicicleta , uma vez que ela liga e vincula em sincronia duas engrenagens, a primeira seria a engrenagem do pedal e a segunda seria a engrenagem da roda de trás.
-Considerando que estas 02 engrenagens sejam as 02 bagagens de informações citadas anteriormente.
-E considerando que nossa bicicleta seja moderna, onde a catraca do pedal tenha 2 engrenagens no mesmo eixo , assim como a catraca de trás tenha 05 engrenagens no mesmo eixo.
-Teria um modelo de fácil interpretação na geração da consciência usando as fontes , ou bagagens principais.
-Onde a catraca frontal (do pedal) fornece as informações da memória adquirida e genética através de suas engrenagens.
-Assim como a catraca da roda de trás fornece informações do aqui agora através dos seus 05 sentidos, no caso as 05 engrenagens que estão no mesmo eixo .

-Veja bem Professor, uma bicicleta todos sabemos, mas o mecanismo elucida bem o a fusão, ou compartilhamento de 02 bagagens de informações distintas: a primeira bagagem seria as informações sensoriais captadas pelos 05 sentidos e a segunda bagagem que injeta informações do seu passado através da memória, que mais tarde vou dissecar em 2, a memória adquirida e a memória de fábrica (memória genética).
-Para um bom observador, a corrente não só conecta o passado com o presente, mas também sincroniza, já que estão atados pela corrente.
Duas rodas girando , gerando e fundindo informações num só sistema , a bicicleta !
Esmiuçando …