Onde ir em Visconde de Mauá

Turismo Gastronômico e Aventuras

Primeiramente, bem-vindo à Visconde de Mauá, a fim de ajudar onde ir em Visconde de Mauá, segue uma breve explanação do local e dicas de roteiros.

Estrada de asfalto para Visconde de Mauá com araucárias ao lado

Serra da Mantiqueira

No alto da Serra da Mantiqueira verte a água cristalinamente clara que permeia Visconde de Mauá. Em meio ao verde, rios, cachoeiras e piscinas naturais; Visconde de Mauá verte vida.

Visconde de Mauá não é um município, mas sim uma região composta por em três vilas principais : Maromba , Maringá e Visconde de Mauá. 

Placa sinalizando a distância principal de Visconde de Mauá

Topografia

Devido ao fato da região estar na fronteira dos estados de Minas Gerais com Rio de Janeiro e isolada no alto da Serra da Mantiqueira, é comum algumas confusões sobre sua localização . Primeiramente, vamos esclarecer.

Como ir para Visconde de Mauá

Mapa

A confusão vem pelo fato das 3 vilas estarem as margens do rio Preto, que é fronteira natural dos estados de RJ com MG. Logo, uma mesma vila pode ter partes em estados diferentes.

E por conseguinte, uma mesma vila também pode ter partes diferentes municípios: basta atravessar o rio que você muda de estado de cidade, entre elas: Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas Gerais.

Estrada de asfalto para Visconde de Mauá com araucárias ao lado

Vila de Visconde de Mauá

Assim que terminar de subir a serra pela RJ 163 por 30 km, chega-se a primeira vila: a vila de Visconde de Mauá.

Diga-se por passagem, uma vila rural que ainda tem casas coloniais, além de uma igreja, campo de futebol e um centro comercial de rua única com ótimas opções de restaurantes, bares, lojas e hotéis e pousadas.

Igreja da Vila de Visconde de Mauá e campo de futebol na frente

Vilas

A medida que passar pela Igreja, mantenha-se a esquerda para pegara a Estrada Mauá-Maromba, a única e a principal estrada , que liga as 3 vilas.

Depois de 8 km na estrada Mauá-Maromba, chega-se na Vila de Maringá.

Por fim , depois de mais 3 km vem a vila da Maromba .

Homem tirando foto do Poção da Maromba em Visconde de Mauá

Natureza 100%

Todas as vilas têm ótimas opções de passeios, restaurantes e pousadas, porém cada uma tem seus pontos fortes.

Entre as opções turísticas, o que não faltam são opções de passeios em meio a natureza, visto que grande parte da região está em uma área de proteção ambiental (APA), rica em trilhas para se desbravar.

Cavalos na estrada de terra em Visconde de Mau7a

Outono e Inverno

Devido a sua altitude (1600m), o clima da região é classificado como tropical de montanha. Ou seja, tem inverno rigoroso e um verão refrescante. Tanto que, durante o outono e inverno ( maio a agosto) a temperatura mínima gira em torno de  0 a 13 º C e não é raro gear . Contudo é a época do ano que menos chove.

Cavalos na estrada de terra em Visconde de Mau7a

Primavera e verão

Por outro lado, durante o verão chove com mais frequência, principalmente a tarde como é praxe de locais com clima tropical.

Entretanto, a temperatura sempre fica mais baixa em relação as principais capitais próximas a Visconde de Mauá, tais como BH, RJ e SP.

Moça se espreguiçando na cachoeira de Visconde de Mauá

Cachoeiras

Certamente, o destaque da região de Visconde de Mauá é ter ótimos passeios em meio a natureza. Visto que não faltam  rios , córregos , cascatas , cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas para apenas admirar, ou se banhar.

Tanto que são inúmeras as opções de trilhas para caminhar ou correr , sendo que muitas  terminam em belas cachoeiras.

Deck do Restaurante de fondue em Visconde de Mauá

Gastronomia

Além dos passeios, a gastronomia de Visconde de Mauá é um outro destaque, já que reflete bem a atmosfera local. Para exemplificar melhor, os pratos típicos da região são a base de trutas,  fondues, pinhão, além de  massas, carnes e a tradicional comida mineira .

Agua descendo verticalmente em ucahoeira em Visconde de Mauá

Dica de roteiro

Com o propósito de te ajudar nas suas escolhas de passeios em Visconde de Mauá de acordo com seu gosto. Com certeza, podemos afirmar o seguinte. 

Se você procura uma boa mesa , vá a vila de Maringá.

Agora, se você procura uma boa cachoeira, vá a vila da Maromba , ou no vale da Santa Clara.

Praça da Maromba em Visconde de Mauá com carros e a Igreja ao lado

A Vila da Maromba

A fim de ajudar e resumir o tipo de roteiro turístico que você pode fazer, podemos afirmar o seguinte.

Se você procura uma boa mesa , vá a vila de Maringá.

Agora, se você procura uma boa cachoeira, vá a vila da Maromba , ou no vale da Santa Clara.

TRilhas, aventuras e cachoeiras

Apesar da vila da Maromba ser a menor e a mais simples no quesito urbano; é onde estão as cachoeiras mais procuradas de Visconde de Mauá. Apesar de ser a última se chegar, é a primeira vila a receber as águas limpas que descem do Parque Nacional. Boa viagem !

Vista panorâmica das Montanhas de Maua