Cachoeiras em Visconde de Mauá

Um lugar onde a natureza impera e inspira !
O Guia Turístico Oficial da Região de Visconde de Mauá RJ

cachoeiras em Visconde de Mauá

Descubra quais são as cachoeiras mais bonitas com fácil acesso em Visconde de Maua para ir na caminhada, da vila de Maringá e da vila da Maromba .

Circuito das Águas

Assim que passar pela vila da Maromba, começa a sua aventura no principal circuito das águas de Visconde de Mauá. 

Além disso , a lista de cachoeiras abaixo , já é um bom roteiro para saber o que fazer em Visconde de Mauá em um fim de semana:

  1. Cachoeira do Escorrega
  2. Poção da Maromba
  3. Cachoeira da Santa Clara
Placa da Vila da Maromba , a vila das cachoeiras

O Poção dos 7 m da Maromba

Cachoeira Poção da Maromba

O Poção da Maromba é uma cachoeira que se destaca por ter uma piscina natural de águas calmas e límpidas, além disso tem fácil acesso.

Placa do Poção da Maromba e sua piscina natural
Vídeo Poção da Maromba

É preciso mais coragem , que agilidade para encarar o contagiante desafio, mas a medida em que você vê as pessoas encarando o desafio , o medo vai embora e pronto , é a sua vez, mais em histórias visuais do Poção da Maromba !

Boa viagem e bom mergulho !!

Como chegar na Cachoeira do Poção

A Cachoeira do Poção da Maromba fica logo acima da vila da Maromba. Mais especificamente 600 metros acima da Praça da Maromba e a referência é a cachoeira do Escorrega.

Visto que o Poção da Maromba fica no meio do caminho para cachoeira do Escorrega , fácil de chegar e entrar.

Cachoeira do Escorrega

O Cartão Postal Da Região

Sem dúvidas, a Cachoeira do Escorrega é a queridinha da região de Visconde de Mauá. Pois, além de sua beleza , é possível escorregar e no seu leito de pedra e cair em uma bela piscina natural. 

Ou seja, além da beleza natural é um programa que pode dar uma pitada de aventura em seu passeio na região.

Homem dando um mergulho no rio
Escorregando

A cachoeira do Escorrega é considerada pela maioria dos turistas como o Cartão Postal da região de Visconde de Mauá

Tão importante é para a região, que foi incorporada pelo Parque Nacional de Itatiaia no estado do Rio de Janeiro

Casal sentado na pedra ao lado da cachoeira
Aventure-se

A Cachoeira do Escorrega é um passeio com aventura, pois seu leito de pedra é um tobogã natural esculpido pela natureza.

Logo, permite um deslizamento perfeito até desembocar em uma bela e profunda piscina natural profunda de águas limpas e cristalinas.

Faz parte do PNI

O Escorrega também fica dentro do Parque Nacional de Itatiaia (PNI) , o segundo maior parque florestal do Brasil. 

É tão grande, que o parque começa na Dutra, onde tem um portal de entrada e sobe toda a Serra da Mantiqueira, abraçando as 3 vilas da região de Visconde de Mauá.

Turistas desfrutando a vista das cachoeiras em Maromba
Como chegar na Cachoeira do Escorrega

A Cachoeira do Escorrega fica no fim da Estrada Mauá Maromba, a única estrada que liga as 3 vilas. 

Não sabe por onde começar ? 

Veja os detalhes de como chegar em Visconde de Maua RJ

Alto da Vila da Maromba

Basta manter a preferencial na Estrada Mauá Maromba, ela é única que liga as 3 vilas e termina exatamente 3km acima da Praça da Maromba.

Acima da Cachoeira do Escorrega, incluído a mesma , pertence ao Parque Nacional de Itatiaia (PNI) .

Casal sentado ao lado da cachoeira
Relação com o Parque Nacional

Diga-se por passagem , a entrada principal do PNI não fica em Visconde de Mauá, mas sim no município de Itatiaia pertinho da Dutra.

Porém, o PNI é tão grande que sobe a montanha e abraça as 3 vilas da região de Visconde de Mauá.

Cachoeira do Escorrega em Maromba
Restaurante do Escorrega

Ao lado da Cachoeira do Escorrega tem 2 bares, um lojinhas de artesanato e o Restaurante do Escorrega.

Turistas no bar em frente a cachoeira

Cachoeira da Santa Clara

Cachoeira Imperdível para ir à pé

A Cachoeira da Santa Clara é outro atrativo turístico que você tem que conhecer para dizer que conheceu Visconde de Mauá. 

A Cachoeira Mais Alta da Região

A Cachoeira da Santa Clara difere das outras, por ter a maior queda d´água que escorregue por um grande paredão de granito. 

Sem dúvida um passeio perfeito para fazer em Visconde de Mauá em uma tarde , ou manhã.

Vídeo da Cachoeira da Santa Clara

Este vele tem fácil acesso e é conhecido como o berço das águas de Visconde de Mauá. 

O acesso para chegar na cachoeira da Santa Clara começa numa ponte de madeira 300 m abaixo da Praça da Maromba. 

Ao cruzar a ponte siga na estrada da Santa Clara , passe pelo Trutário e quando bifurcar mantenha-se a esquerda, ou siga as placas de sinalização.

Caminho para a Cachoeira da Santa Clara
Como Chegar na Cachoeira da Santa Clara

O vale da Santa Clara fica no estado de Minas Gerais e é uma área de proteção ambiental (APA) administrado pelo IBAMA

Visto que parte deste vale faz parte do Parque Nacional de Itatiaia .

Como Chegar na Cachoeira da Santa Clara

O vale da Santa Clara fica no estado de Minas Gerais e é uma área de proteção ambiental (APA) administrado pelo IBAMA

Visto que parte deste vale faz parte do Parque Nacional de Itatiaia .

Cachoeira Véu da Noiva

Pertinho da Praça da Maromba

A primeira é a  Cachoeira Véu da Noiva, apenas  200 m acima da Praça da Maromba. Depois de 1 km acima vem o Poção dos 7 Metros da Maromba e por último a a Cachoeira do Escorrega – 3 km acima da Praça da Maromba.

A primeira cachoeira após a Vila da Maromba, fácil acesso e ótimo para sua postagem nas mídias sociais. Se tiver com tempo curto,  dê prioridade para o Poção e a Cachoeira do Escorrega, que ficam mais acima.

Se por ventura, estiver hospedado perto da vila da Maromba, a dica é ir na caminhada , pois basta subir 200 m acima da Praça da Maromba e virar a esquerda na primeira bifurcação que começa a trilha para Cachoeira Véu da Noiva. 

Passeios Alternativos

Cachoeira da Prata

Não é extamente na região de Visconde de Mauá, mas é um passeio alternativo localizado na Vila de Santo Antonio, MG a 22 km de Visconde de Mauá. A vila de Santo Antonio também tem outro atrativo, que é sua Festa Junina no di de Santo Antonio com muito forró , fogueira e comida típica. Aliás, em nossa última visita a esta festa, teve até comida de graça !! 

Como Chegar

Pegue e estrada que leva ao Vale do Alcantilado e mantenha-se sentido a Vila do Mirantão, MG. Ao chegar na vila, mantenha-se na preferencial até chegar na única praça, onde tem uma saída a sua esquerda para pegar um acesso de 5km até chegar no seu destino.

Cachoeira Rio Grande

Mais um passeio alternativo nos arredores da região de Visconde de Mauá no estado de Minas Gerais. Mais especificamente no Mirantão, um passeio para quem tem mais tempo, pois o que não faltam na Serra da Mantiqueira, são cachoeiras para conhecer e mergulhar.

Como Chegar
Pegue e estrada que leva ao Vale do Alcantilado e mantenha-se sentido a Vila do Mirantão, MG. Ao chegar na vila, mantenha-se na preferencial até chegar na única praça, onde tem uma saída a sua esquerda para pegar um acesso de 5km até chegar no seu destino.

Cachoeira 5 Estrelas

Outra opção nos arredores de Santo Antônio. O destaque para este cachoeira é sua alta queda com uma bela vista e peicina natural para um mergulho na natureza.

Como Chegar

Pegue e estrada que leva ao Vale do Alcantilado e mantenha-se sentido a Mirantão e depois para Barra das Antas. è outro passeio que não fica no principal circuito das águas de Visconde de Mauá , depndendo da vila fica de 10 a 15km , mas fica a dica !

Cachoeira da Saudades

Na mesma área do Vale do Alcantilado, você encontrará este outro ponto turístico banhado por cachoeiras e piscinas naturasi de águas limpas. Assim como as Cachoeiras do Alcantilado , é cobrado uma taxa para entrar, visto que é uma propriedade particular.

Como Chegar

O principal acesso, é pela Vila de Visconde de Mauá sentido Campo Alegre , oposto ao sentido da Vila de Maringá, principal centro comercial local.

Cachoeira da Fumaça

O destaque desta cachoeira fica por conta de sua queda de água com 200m de desnível. Aliás é tão alto, que no fim da queda as águas se dispersam tanto que parece fumaça, daí vem o nome.

Como Chegar

O principal acesso, é pela Vila de Visconde de Mauá sentido Campo Alegre , oposto ao sentido da Vila de Maringá, principal centro comercial local.

Cachoeira do
Marimbondo

Fica no Vale do Pavão é uma das mais belas piscinas naturais da região de Visconde de Mauá. Diferente das outras propostas acima, esta não é uma passeio alternativo, já que este vale fica entre as vilas da Maromba e Maringá. 

Como Chegar

O vale do Pavão fica entre a Vila de Visconde de Mauá e a Vila de Maringá. Um vez pegando a única estrada que entra no vale do Pavão, prossiga por uma média de 6,6 km até o fim da estrada. Mas não pense que chegou, pois depois que termina a estrada de acesso para autos, começa uma trilha entre a bela mata atlântica até terminar nesta paraíso ecológico.

Mídias Sociais de Visconde de Mauá

A propósito, também temos muitas imagens da região de Visconde de Maua em nossas mídias sociais do Facebook e Instagram. 

São mais de 400 mil seguidores distribuídos nas plataformas 3 principais plataformas, junte-se tribo !

Sem dúvidas, são ótimas referências , pois além de mais imagens, você encontrará muitas resenhas, comentários e avaliações de pessoas reais.

 

Guia nas Mídias Sociais
Pousadas nas Mídias Sociais
Pousadas com Cachoeiras

Mais cachoeiras

Homem dando um mergulho no rio
Cachoeira do Escorrega

É a cachoeira mais procurada pelos aventureiros, turistas e visitantes. Tanto que, este atrativo turístico é considerada por muitos como o cartão postal da região de Visconde de Mauá.

Leia mais »
Casal dentro da cachoeira em Visconde de Maua
Cachoeiras em Visconde de Mauá

Principais cachoeiras em Visconde de Mauá para você ver, visitar e mergulhar em águas limpas, cristalinas e descobrir a verdadeira essência da região . Pois ainda existe um lugar, onde ainda a natureza impera e inspira, mergulhe nesta experiência.

Leia mais »
Homem tirando foto do Poção da Maromba em Visconde de Mauá
Poção dos 7 m da Maromba

O Poção da Maromba é uma das cachoeiras mais bonitas para se ver e visitar na região de Visconde de Mauá por ter uma bela piscina natural para mergulhar e fácil acesso.

Leia mais »

Compartilhe com quer viajar