Aventuras em Visconde de Mauá

Um lugar onde a natureza impera e inspira !
O Guia Turístico Oficial da Região de Visconde de Mauá RJ

Aventuras em Visconde de Mauá

Com certeza, não faltam opções de aventuras em Visconde de Mauá, já que a região é rica em trilhas e cachoeiras para se aventurar.

Entre as muitas opções de o que fazer em Visconde de Mauá , a maioria tem gosto de aventura. Já que os principais atrativos da região são as belezas naturais, principalmente a abundância de cachoeiras.

Apesar de as opções de passeios que envolvem ecoturismo, o que não daria para fazer em um fim de semana, confira as principais dicas de passeios e comece sua viagem.

Trilha de terra na vila de Maringá s em Visconde de Mauá

Dicas de passeios com aventura

Com certeza, entre as trilhas mais populares para fazer em Visconde de Mauá, são as que terminam na Cachoeira do Escorrega. Inclusive, você pode escolher o trajeto de acordo com sua aptidão física.

Ou seja, se sair na caminhada da Vila de Maringá são 6 Km de distância. Agora, se sair da Praça da Maromba são apenas 3 Km de subida.

Por fim, também há muitas outras opções de passeios em meio a trilhas com gosto de aventura e vamos explorar aos poucos quais são as sugestões para se aventurar em Visconde de Mauá.

Placa apontando o caminho para o Parque Corredeiras no vale do Alcantilado

Parque Corredeiras

Para os aventureiros, certamente o Parque Corredeiras é uma atração a parte de para quem gosta de ecoturismo.

Já que o O Parque Corredeiras ( MG) tem várias atividades radicais para se fazer, tais como : arvorismo, tirolessa, bóia cross, escalada e rapel.

Além disso, no mesmo complexo fica o Museu Duas Rodas, o maior acervo de motos e bicicletas antigas do Brasil.

Homem escorregando pelo leito do rio pretp

A Cachoeira que é uma Aventura

A Cachoeira do Escorrega é um passeio com muito sabor de aventura, pois além de sua bela piscina natural, a cachoeira forma um tobogã natural , que dá ir deslizando até a piscina natural.

Vira e mexe , a cachoeira do Escorrega é palco de filmagens em documentários de programas de aventuras e trilhas radicais, além de ter sido cenário para filmes , novelas e comerciais de tv .

Para ver os vídeos das últimas matérias da cachoeira do Escorrega veiculados no Esporte Espetacular e no programa "Vai pra onde, veja nosso canal no Youtube mais abaixo

Pessoas em cima do cavalo atravessando o rio em Visconde de Maua

Cavalgadas na montanha

Umas das melhores formas de conhecer Visconde de Mauá é fazendo um passeio à cavalo.

Existem 02 pontos de locação para cavalos na estrada Mauá Maromba. Ou se preferir tem o Haras Rent a Horse, que faz passeios em cavalos de raça, mas requer reserva antecipada.

Vista panorâmica da cachoeira Poção da Maromba

Para os corajosos: Poção da Maromba

Certamente é um passeio com outra pitada de aventura, pois é preciso muita coragem para saltar de uma pedra de 7 metros que cai na piscina natural do Poção da Maromba .

Mas também , dá para entrar na piscina natural pela parte de baixo, aí a coragem é encarar as águas geladinhas, mas refrescantes e revigorantes.

Cachoeira entre a mata em Visconde de Maua

Vale da Santa Clara

Para os mais radicais e que já tem experiência no quesito ecoturismo, a Cachoeira da Santa Clara é perfeita para fazer Rapel.

Visto que tem queda quase perpendicular e é acachoeira o " pé direito" mais alto da região de Visconde de Mauá.

Cachoeira no Vale do Alcantilado

Vale do Alcantilado

São dois grandes atrativos que ficam no mesmo vale, o vale do Alcantilado, um pouco afastado da vila de Maringá ( de 4 a 7 km), dependendo qual passeio vai fazer. Ambos lugares tem que pagar para entrar e é um passeio para o dia inteiro. 

Aos amantes de motos , no Parque das Águas, o dono montou o museu de 2 rodas do Brasil, além de muitas atividades radicais, tais como arborismo, bóia cross , rapel e cavalgadas.

Aventuras em Vídeo

Explore mais sobre o que fazer em Visconde de Mauá em vídeos , depois escolha sua melhor aventura e comece sua viagem . Ao subir na caminhada a trilha da Maromba até o Escorrega, a recompensa é a cachoeira.

Reproduzir vídeo sobre Turistas na cachoeira em Maromba, RJ
Ponte atravessando o rio principal de visconde de maua

Trilhas e caminhas de longas distâncias

Por outro lado, para que quem prefere trilhas mais pesadas e de longa distâncias. A dica é fazer a trilha para o alto da Pedra Selada.

Porém requer bom preparo físico, guia e muita água. Por fim, te espera uma das vistas panorâmicas mais bonitas em Visconde de Mauá.

Além das trilhas mais populares descritas acima, também existem outras trilhas para quem tiver mais tempo.

Uma vez que as sugestões abaixo não ficam no circuito principal da região de Visconde de Mauá., mas sim um pouco mais afastadas das vilas.

Trilha para Cachoeira da Saudades

Na mesma área do Vale do Alcantilado, você encontrará este outro ponto turístico banhado por cachoeiras e piscinas naturais de águas limpas.

Assim como as Cachoeiras do Alcantilado, é cobrado uma taxa para entrar, visto que é uma propriedade particular .

O principal acesso, é pela Vila de Visconde de Maua sentido Campo Alegre , oposto ao sentido da Vila de Maringá, principal centro comercial local.

Trilha para Cachoeira da Prata

Não fica localizado exatamente na região de Visconde de Mauá, mas é um passeio alternativo para se fazer com mais tempo.

Pois fica localizado na Vila de Santo Antonio, MG, que fica a 22 km de distância da região de Visconde de Mauá.

A saber , um dos melhores eventos para ir durante o inverno fica no vilarejo de Santo Antonio. Que é a Festa Junina de Santo Antonio, tudo para seu entretenimento na montanha, pois tem muito forró , pinhão, fogueira e comida típica.

Trilha da Fazenda Alcantilado

A Trilha da Fazenda Alcantilado consiste em caminhar por uma trilha íngreme que corta bela cachoeiras para se banhar. Porém, requer boa aptidão física, uma vez que a trilha é subida na sua parte .

Contudo, o esforço vale a pena, pois além dos banhos de cachoeiras tem uma vista panorâmica magnífica.

Trilha para Cachoeira Rio Grande

A Cachoeira do Rio Grande é outra opção nos arredores da vila do Santo Antônio . O destaque para essa cachoeira é sua piscina natural para um mergulho refrescante em águas limpas, já que este vilarejo fica fora do circuito principal de Visconde de Maua.

Para chegar nela, pegue e estrada principal que leva ao Vale do Alcantilado e mantenha-se sentido a Mirantão. Depois que passar o Vale do Alcantilado, verá as placas para Barra das Antas e em seguida Rio Grande.

Trilha para Cachoeira da Fumaça

O destaque desta cachoeira da Fumaça é sua queda de água com 200 m de desnível. Aliás é tão alto, que no fim da queda, as águas se pulverizam "parecendo fumaça", daí vem o nome. Sendo que, seu acesso principal é pela Vila de Visconde de Mauá, sentido Campo Alegre .

Contudo , é outro passeio alternativo, já que tem outras cachoeiras mais perto para conhecer localizadas perto das vilas em Maromba e Santa Clara.

Pico das Agulhas Negras

Apesar de não ser um passeio principal, o Pico das Agulhas Negras - com seus 2878 m de altitude fica perto da região de Visconde de Mauá.

Inclusive, tem uma trilha alternativa para chegar lá na caminhada, partindo da Vila da Maromba.

Porém , a mais tradicional é via carro através da cidade de Cachoeira Paulista,  localizada no norte do estado de São Paulo. 

Já a trilha que liga Visconde de Maua ao Parque Nacional de Itatiaia começa na Vila da Maromba em Visconde de Mauá RJ .

Porém, requer ótimo preparo físico, guia e uma autorização do IBAMA,  uma vez que atravessa o Parque Florestal.

Aventuras em HISTÓRIAS VISUAIS

Igualmente ao Stories das mídias sociais, agora também é possível visualizar Histórias Visuais na web.

Para exemplificar, nada melhor que começar a explorar a Serra da Mantiqueira em Histórias Visuais.

Viaje em Histórias Visuais

Mídias Sociais de Visconde de Mauá

A propósito, também temos muitas imagens da região de Visconde de Maua em nossas mídias sociais do Facebook e Instagram. 

São mais de 400 mil seguidores distribuídos nas plataformas 3 principais plataformas, junte-se tribo !

Sem dúvidas, são ótimas referências , pois além de mais imagens, você encontrará muitas resenhas, comentários e avaliações de pessoas reais.

 

Guia nas Mídias Sociais
Pousadas nas Mídias Sociais
Pousadas com Cachoeiras

Compartilhe com quer viajar